Gustavo Veloso (W52-FC Porto) venceu a 4ª etapa em linha da Volta a Portugal 2016, que terminou em Mondim de Basto, no alto da Senhora da Graça. Esta foi, de resto, a única das tiradas da Volta deste ano com uma chegada em alta montanha.

Veloso atacou fortemente no último quilómetro, quando seguia na companhia de Joni Brandão (Efapel), que tinha atacado logo no início da subida, mas nunca conseguiu deixar o espanhol para trás. À frente de ambos seguia Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), mas Veloso passou direto pelo ciclista português para ergues os braços na meta.

Apesar da vitória, Veloso tem ainda uma desvantagem de para o seu colega de equipa Rui Vinhas, que segurou a amarela. O português defendeu-se bem na montanha e chegou num segundo grupo.

A W52-FC Porto fica, assim, com dois claros candidatos a vencer: Rui Vinhas e Gustavo Veloso, agora primeiro e segundo da classificação geral.

Entre os derrotados do dia há a salientar o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), que ficou fora do top-10, depois de uma subida com muitas dificuldades.

Classificação da etapa:

Classificação geral: