A UEFA anunciou nesta quinta-feira que as 13 cidades, de diferentes países, escolhidas para acolher o Euro2020 serão conhecidas em setembro de 2014.

A forma descentralizada como decorrerá a fase final do Campeonato da Europa de futebol está intimamente ligada às comemorações do 60º aniversário da prova. As meias-finais e a final do torneio decorrerão no mesmo recinto por questões de logística, porém.

Os jogos serão divididos em 13 pacotes diferentes, com 12 pacotes ordinários, incluindo três jogos da fase de grupos e um da fase a eliminar (oitavos ou quartos-de-final), e um pacote a incluir as meias-finais e a final.

Cada uma das federações vai poder apresentar duas candidaturas no máximo, uma para um dos pacotes ordinários e outra para o pacote das meias-finais e final, e a mesma ou duas cidades diferentes.

O Comité Executivo da UEFA, reunido em Sofia, na Bulgária, determinou os prazos para a apresentação das candidaturas e fixou setembro de 2014 como data limite para revelar as eleitas.

De sublinhar que a proposta de levar a efeito o Euro2020 em vários países, quando, no máximo, a prova havia sido organizada por dois, foi uma ideia do presidente da UEFA, Michel Platini, que mereceu já reprovação por parte do seu homólogo da FIFA, Joseph Blatter.