O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

CHICO, CHERNOMORETS BURGAS (BULGÁRIA)

«Olá caros leitores do Maisfutebol,

O meu nome é Francisco Gomes, sou natural de Torres Vedras e atualmente represento o PSFC Chernomorets Burgas da Primeira Liga da Bulgária. Sou lateral-direito, tenho 25 anos e no meio futebolístico sou conhecido por Chico.

Como muitos miúdos, passei a minha infância a jogar futebol e desde pequeno que sonhava ser futebolista. Comecei por treinar num clube chamado GD Sobreirense com amigos de infância. Depois passei para as 'escolinhas' do SC Lourinhanense aos 8 anos, onde joguei até aos infantis de 1º ano.

Aos 12 anos, e após ter sido observado pelo Departamento de Prospeção da Formação do Sporting Clube de Portugal, mais propriamente pelo Sr. Aurélio Pereira, realizei um sonho de menino. Tive o privilégio de poder estar neste clube fantástico durante cinco anos, até aos 17. Foi lá que aprendi o que é o futebol, a dedicação que é preciso ter para se ser profissional, e foi lá também que cresci como homem e fiz grandes amigos. Tive colegas, treinadores, diretores e funcionários fantásticos durante esses anos, que jamais esquecerei. (Futuramente irei falar sobre esta experiência numa crónica!)

Nos juniores, fui para a Académica de Coimbra. As minhas duas primeiras épocas de sénior foram feitas no GD Tourizense, depois joguei um ano no FC Pampilhosa e um ano no SCU Torreense. Foi uma caminhada longa mas sempre com o objetivo de chegar a uma divisão profissional. Mas enquanto isso não acontecia, graças a educação que me foi transmitida pelos meus pais e ao seu apoio conclui a licenciatura em Saúde Ambiental na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

Após uma boa época no SCU Torreense com o Mister Paulo Torres, assinei então o meu primeiro contrato profissional, com duração de dois anos pelo Moreirense FC da Segunda Liga. Estava cumprido um dos meus objectivos! Após uma temporada de estreia inesquecivel pelo Moreirense, em que joguei cerca de 30 jogos e subimos à Primeira Liga, acabei por aceitar mais um grande desafio e ingressar no SC Portimonense. Foram dois anos muito produtivos, a todos os níveis, como profissional em Portugal.

Foi então que decidi que iniciar uma carreira internacional, seria o passo ideal para a minha carreira. Graças ao trabalho e acompanhamento da Infoote, em julho de 2013 assinei um contrato com o PSFC Chernomorets Burgas, clube da primeira divisão Búlgara. O balanço a nível individual está a ser muito positivo, uma vez que sou o jogador mais utilizado do plantel e tenho cumprido com todos os objetivos, inclusive já me estreei a marcar.

Continuar a trabalhar é o caminho que todos temos de fazer para em equipa obtermos bons resultados.

Muito Obrigado e até breve!

Chico»