O Sporting não larga Cissé, mas a Académica vai resistindo. Em traços gerais, poderá ser este o ponto de situação quanto à tentativa dos leões, iniciada há algumas semanas, de levar o jovem da Guiné-Conacri para Alvalade.

Depois de dias em ponto morto, as negociações recomeçaram na última segunda-feira, conduzidas como habitualmente pelo empresário do jogador, Nélson Almeida, e com uma nova oferta sportinguista: 300 mil euros.

A parada subiu um pouco - nesta altura, como o Maisfutebol já noticiou, discutem-se valores concretos em vez de percentagens - , mas não o suficiente para fechar o negócio com os responsáveis da Briosa, convictos de uma rápida valorização do atleta no futuro.

Os estudantes só têm 20 por cento dos direitos económicos do atleta, mas os direitos desportivos pertencem-lhes, e o clube não tem grande pressão para realizar mais uma venda depois do encaixe por Flávio Ferreira, para não falar das verbas da Liga Europa.

Razão pela qual a cláusula de rescisão do avançado africano, de um milhão de euros, começou por servir de referencial para as negociações. O presidente tem-se mostrado irredutível, mas o cenário permanece em aberto.

As boas relações entre o agente e a direção da Académica podem levar a um entendimento, sobretudo se o Sporting fizer mais um esforço e acenar com nova proposta, mais vantajosa. José Eduardo Simões volta esta quarta-feira de férias e pode haver novidades em breve.

Sem jogadores, para já

O envolvimento de jogadores para baixar o preço, apurámos ainda, não estará, pelo menos nesta fase, nas cogitações. Nomes como os de Nuno Reis ou Mica foram postos de parte pelos academistas, que até poderiam ter interesse noutros jogadores, mas que o Sporting não está na disposição de ceder ou carecem ainda da avaliação de Leonardo Jardim.

Com o início dos exames médicos, à porta fechada, marcado para esta quarta-feira, o plantel está quase fechado (faltará um central, um extremo, e um lateral-esquerdo caso Hélder Cabral não renove), e é desejo de Sérgio Conceição preencher as últimas lacunas até ao início dos trabalhos, na segunda-feira.

João Dias renova e Rudy ganha mais uma semana

O lateral-direito João Dias tem praticamente tudo acertado para renovar por mais duas épocas, algo que poderá ficar concluído esta quarta-feira. Depois de semanas de impasse, clube e jogador chegaram por fim a uma plataforma de entendimento.

Entretanto, prossegue o braço-de-ferro de Rudy para conseguir libertar-se do último ano de contrato com o Cercle de Brugge. Os belgas concederam-lhe mais uma semana para tratar da vida, mas a posição do clube mantém-se.

«Tenho conversado com o jogador, compreendo a sua situação, e estamos dispostos a ajudá-lo, mas não o vamos deixar sair livre. Empréstimo? Tudo é possível neste momento, vamos aguardar», referiu ao Maisfutebol  Sven Jaecques, assessor técnico do clube.