«Tenho uma opinião diferente da sua. Não faço um juízo de valor por esta época, faço-o pelos cinco anos em que estou no Benfica, e pelo que eram o FC Porto e o Benfica antes e pelo que são agora. Só por este ano, não»
Jorge Jesus, em resposta a uma questão sobre o significado destes últimos sucessos encarnados sobre o FC Porto

A reviravolta do Benfica sobre o FC Porto, na segunda mão da meia final da Taça de Portugal, já tinha deixado no ar a questão. Doze dias depois, o apuramento encarnado para a final da Taça da Liga, no estádio do Dragão, reforça a ideia de uma mudança nas dinâmicas entre os dois habituais dominadores da Liga: no final da época 2013/14, pela primeira vez nos últimos anos, o Benfica tem-se mostrado consistentemente superior ao seu adversário, perdendo apenas um dos últimos quatro confrontos diretos.

Se juntarmos a isso o dado de que, no somatório dos últimos dois jogos, o Benfica esteve 120 minutos em inferioridade numérica, marcando mais golos nesse período do que o FC Porto (2-1), justifica-se o sentido implícito da pergunta feita a Jorge Jesus, em plena sala de imprensa do Dragão: será que estes últimos jogos correspondem a uma passagem de testemunho? A resposta do técnico convida-nos a olhar mais para trás. Foi isso que fizemos. A conclusão parece ser só uma: ainda não, mas...

Dragão ainda domina na Liga

O empate deste domingo, com sabor a vitória pelo desfecho nos penáltis, foi o 17º jogo de Jorge Jesus pelo Benfica, tendo o FC Porto como adversário. Nos últimos cinco anos, o saldo global ainda é favorável ao dragão, quer no desfecho das partidas quer no que diz respeito a títulos conquistados. Mas Jorge Jesus tem razão: a tendência de aproximação é evidente e ainda o mais por comparação com o passado recente.

Nos cinco anos da era Jesus, o Benfica foi duas vezes campeão, contra três do FC Porto. Os dois títulos encarnados ocorreram com três anos de separação – o que, não sendo especialmente impressionante, é o menor intervalo registado na Luz desde 1994.

Nesse período, encarnados e dragões enfrentaram nove vezes para a Liga – e aí, o saldo ainda é claramente favorável ao FC Porto, que venceu cinco. O Benfica só derrotou o dragão em jogos da Liga nos anos em que foi campeão, registando ainda dois empates.

Esse desnível pode ser um dos motivos de interesse para o clássico da última jornada, no Porto. Num jogo que não terá implicações na tabela para as duas equipas, nem no sucesso ou insucesso das respetivas temporadas poderá ser interessante ver se o o Benfica pode tirar partido destas diferentes dinâmicas para aproximar um saldo que, historicamente, já é muito favorável ao rival (que soma 62 vitórias contra 54 dos encarnados). E, de passagem, quebrar o enguiço de vitórias para a Liga no Dragão, que já dura desde 2005.

As Taças que equilibram as contas

Se o saldo de clássicos para a Liga na era Jorge Jesus ainda está muito pintado de azul e branco, nas outras competições a tendência é para o equilíbrio (na Taça) e para a supremacia encarnada (na Taça da Liga). Na segunda competição nacional, o Benfica de Jorge Jesus enfrentou o FC Porto por quatro vezes, sempre nas meias-finais. Venceu duas, perdeu outras duas, com uma eliminatória para cada lado.

Já na Taça da Liga, o Benfica cruzou-se por três vezes com o FC Porto, vencendo duas (a final de 2010 e a meia-final de 2012) e seguindo em frente neste domingo, com o tal empate que se vestiu de vitória nos penaltis. Se a isto somarmos a Supertaça de 2010, que o FC Porto venceu, no início do furacão Villas-Boas, o saldo geral de títulos, jogos e eliminatórias, nestes cinco anos, é o seguinte:

Títulos
FC Porto (11): 3 vezes campeão, 1 Liga Europa, 2 Taças de Portugal, 4 Supertaças
Benfica (5*): 2 vezes campeão, 3 Taças da Liga
* Pode ainda conquistar três nesta temporada: Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal

Jogos
Vitórias do Benfica: 6 (2 na Liga, 2 na Taça e 2 na Taça da Liga)
Vitórias do FC Porto: 8 (5 na Liga, 2 na Taça e 1 na Supertaça)
Empates: 3 (incluindo o deste domingo).

Finais
Benfica: 1 (Taça da Liga)
FC Porto: 1 (Supertaça)

Eliminatórias
Benfica: 3 (1 na Taça e 2 na Taça da Liga)
FC Porto: 1 (na Taça)

Levando a comparação até ao fim, faz sentido olhar para os cinco temporadas anteriores à chegada de Jorge Jesus. E o contraste é gritante: nesse período, Benfica e FC Porto defrontaram-se por 11 vezes, com o Benfica a vencer apenas duas (ambos para a Liga, na temporada 2005/06) e a perder cinco. No que diz respeito a títulos, o saldo mostrou-se ainda mais desequilibrado a favor do dragão, que se sagrou campeão por quatro vezes, contra o título solitário do Benfica sob o comando de Trapattoni. Aí ficam os números entre 2004/05 e 2008/09:

Títulos
FC Porto (8): 4 vezes campeão, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças
Benfica (2): 1 vezes campeão, 1 Supertaça

Jogos
Vitórias do Benfica: 2 (na Liga)
Vitórias do FC Porto: 5 (4 na Liga, 1 na Supertaça)
Empates: 4 (todos na Liga)

Finais
FC Porto: 1 (Supertaça)