César Peixoto não é uma figura estranha aos Clássicos entre FC Porto e Benfica. Em vésperas de novo duelo entre os eternos rivais, o esquerdino, que representou ambos os emblemas, fez a antevisão do encontro e apontou as diferenças no momento de forma das equipas.

Em declarações à agência Lusa, o antigo lateral esquerdo é perentório sobre quem está melhor. «Neste momento, o Benfica está claramente mais forte, está mais confiante», adiantou, esclarecendo que os encarnados têm «uma equipa mais coesa, uma equipa já trabalhada, com o mesmo treinador, com uma estrutura já montada».

A instabilidade no FC Porto é evidente para César Peixoto e jogar em casa não é a mesma receita que antigamente. «O FC Porto tem um treinador novo, com vários jogadores jovens, que está a passar por uma fase um pouco instável, o que se notou neste jogo da Liga dos Campeões, em que se notava que os jogadores estavam um pouco inseguros, um pouco nervosos e a serem um pouco assobiados pelos adeptos», afirmou, acrescentando que jogar em casa «pode ser um pau de dois bicos» para os azuis e brancos.

Na opinião do antigo internacional português, o jogo tem um caráter decisivo «em termos psicológicos» e «da confiança dos jogadores», mas não pode ser considerado o jogo do título: «O campeonato é longo, faltam muitas jornadas.»

Longe dos relvados desde 2014, César Peixoto pousou as botas com um palmarés recheado, para o qual contribuíram maioritariamente as passagens pelo FC Porto e pelo Benfica. Venceu a Liga dos Campeões e a Taça UEFA ao serviço dos azuis e brancos e foi campeão nacional de águia ao peito.

Sobre os clássicos pelos dragões, o antigo jogador português destaca que estes eram encarados com importância, mas que «esta era assumida com grande confiança, porque se sabia que em condições normais se vencia». Analisando os momentos de ambos os emblemas, Peixoto acredita que as fases mudaram: «São duas fases distintas. No FC Porto, neste momento, se calhar o receio de jogar contra o Benfica é completamente diferente do da minha altura e no Benfica a confiança é se calhar maior.»

Questionado sobre quem pode resolver a partida deste domingo, dois nomes são imediatos na cabeça de César: «Do lado do FC Porto, o Otávio, que penso que é um jogador que tem sobressaído e tem muita qualidade. No Benfica, o Salvio, que é um jogador que renasceu.»

A partida entre FC Porto e Benfica está agendada para este domingo, às 18h.