Há exatamente quatro anos que o Benfica não ganha em casa ao FC Porto. A última vitória caseira encarnada no clássico aconteceu a 16 de abril de 2014, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O Benfica, comandado por Jorge Jesus, venceu por 3-1 com golos de Salvio, Enzo Perez e André Gomes. Varela marcou o tento da formação portista, comandada por Luís Castro, que, apesar do 1-0 na primeira mão, acabou assim por ser eliminada da competição.

Dez dias depois, as duas equipas encontraram-se novamente, desta vez no Estádio do Dragão, para as meias-finais da Taça da Liga. Um 0-0 no marcador obrigou a desempate nas grandes penalidades e os encarnados levaram a melhor.

E foi ainda em 2014, já a fechar o ano, que o Benfica conseguiu a mais recente vitoria sobre o FC Porto. Aconteceu a 14 de dezembro, na 13.ª jornada do campeonato. Dois golos de Lima selaram o triunfo encarnado (0-2). Jorge Jesus era o técnico do Benfica, Julen Lopetegui era o treinador do FC Porto.

Desde então, o FC Porto venceu três dos sete encontros disputados, incluindo o deste domingo, tendo os outros quatro jogos terminado empatados.