No lançamento do Clássico, Jorge Jesus e Julen Lopetegui quiseram reduzir a importância do jogo à qualidade das equipas e dos jogadores. Afastaram-se da polémica – alimentada pelos dois na época passada.

Percebe-se a intenção. Foco no futebol, na estratégia, na inspiração dos atletas. Seja como for, o jogo será mais do que isso, será – quer eles queiram, quer não – um duelo muito particular entre Jesus e Lopetegui, dois homens de coração grande e a emoção na boca.

Muito do que eles decidirem, a começar pelo onze inicial, será o combustível que alimentará um jogo apaixonante. Antes do apito inicial, concórdia e cavalheirismo. E depois de 90 minutos? 90 minutos intensos, de choque, luta, dúvida, erros e polémica. É para manter a compostura?  

Siga o Clássico de Alvalade AO MINUTO no Maisfutebol

O MOMENTO

SPORTING: a derrota na visita ao União da Madeira voltou a demonstrar que, pese todos os méritos de Jesus, este Sporting está longe de ser uma equipa perfeita. No regresso à Liga, e agora atrás do FC Porto, a pressão passa a pender especialmente sobre os leões. A derrota deixa os lisboetas a quatro pontos dos dragões e esse cenário seria um transtorno profundo para o projeto de ambição e conquista desenhado por Bruno de Carvalho.  

FC PORTO: os dragões não vencem desde 2008 em casa do Sporting e chegam com um ponto de vantagem. Que FC Porto montará Lopetegui? Um mais conservador, com André André a fazer de quarto médio e falso extremo, ou um a trajar a roupagem habitual, vestido num 4x3x3? Depois do adeus à Liga dos Campeões – com duas derrotas insuportáveis – e a recente humilhação frente ao Marítimo, a tolerância dos adeptos azuis e brancos com Lopetegui atingiu níveis mínimos históricos.  

AUSENTES

SPORTING: Tobias Figueiredo, Carlos Mané, Téo Gutiérrez e Bruno Paulista (lesionados); Bryan Ruiz e William Carvalho (condicionados e em dúvida)

FC PORTO: Alberto Bueno (lesionado); Dani Osvaldo (na Argentina)

DISCURSO DIRETO

JORGE JESUS:
«O FC Porto é um justo líder. Na minha opinião, se está à frente é porque tem sido melhor… mas só foi melhor do que o Sporting numa jornada. O Sporting era um justo líder. Isto não quer dizer que se possa manter assim por muitas jornadas, espero que não. O jogo de amanhã pode garantir essa posição».

JULEN LOPETEGUI: «Vamos a Alvalade como primeiros classificados e com muita vontade. É difícil o Sporting perder três jogos importantes de forma consecutiva [depois das derrotas diante do Sp. Braga para a Taça de Portugal e frente ao União da Madeira para Liga, num registo negativo que foi interrompido com o triunfo diante do Paços de Ferreira para a Taça da Liga], mas queremos trazer os três pontos connosco. Sabemos da importância que este jogo tem. Não é um jogo decisivo nesta altura, mas creio que será mais decisivo para quem está atrás».  

REGISTO HISTÓRICO
Seis temporadas consecutivas sem vitórias do FC Porto em Alvalade. Os dragões não ganham em casa do Sporting, para a Liga, desde o dia 5 de outubro de 2008. Nessa noite, 1-2 para a equipa então orientada por Jesualdo Ferreira, golos de Lisandro Lopez e Bruno Alves. João Moutinho fez o golo dos leões, treinados por Paulo Bento.

No total, 81 duelos em casa do Sporting, 43 vitórias leoninas, 19 empates e 19 triunfos do FC Porto. Na época passada, empate a uma bola, com Jonathan Silva a marcar logo aos dois minutos para os leões e o FC Porto a igualar com um autogolo de Naby Sarr, aos 56 minutos.   

EQUIPAS PROVÁVEIS

SPORTING




Outros Convocados: lista não divulgada

FC PORTO



Outros Convocados: Helton (GR), Marcano, José Ángel, Evandro, Corona, Varela, Cristian Tello e André Silva