Os clubes da Bundesliga estão a preparar as malas para, depois do Natal, fugirem ao rigoroso Inverno alemão e procurarem países mais quentes para prosseguirem as respectivas preparações para o reinício do campeonato marcado para 27 de Janeiro. A Península Ibérica, a proporcionar temperaturas a rondar os 15 graus, é um dos locais de eleição, com sete clubes com viagens marcadas para Espanha e outros quatro já com reservas para Portugal.
Já começa a ser uma tradição os clubes alemães virem estagiar a Portugal em Janeiro, quase sempre à procura das temperaturas amenas do Algarve. Este ano os «hóspedes» dos portugueses vão ser o Alemania Aachen e Sérgio Pinto, o B. Moenchengladbach de Zé António, o Wolfsburgo de Alex e o E. Frankfurt.
A Espanha, por seu lado, vai receber Hertha Berlim, Nuremberga, B. Dortmund, Hanover, Bochum, Mainz e Arminia Bielefeld. O Bayern Munique optou, mais uma vez, pelo Golfo Pérsico, tendo, desta feita, o Dubai como destino. O Energie Cottbus e o Werder Bremen de Hugo Almeida vão à procura do calor na Turquia que, em Janeiro, deverá contar com uma temperatura media de vinte graus.
O Bayer Leverkusen contenta-se com os dez graus de Roma, enquanto o Schalke 04 é dos poucos clubes alemães que decidiu ficar em casa e enfrentar as gélidas temperaturas que são esperadas para o início do novo ano.