Durante décadas, os clubes brasileiros foram o espelho de um país que se mantinha atrasado e com fama de não ligar muito à organização.

Mas essa mentalidade está a mudar no futebol brasileiro. O êxito desportivo do Corinthians em 2012 mostra que um maior foco na organização ajuda à possibilidade de se chegar aos títulos.

Um estudo da Pluri Consultora não deixa margem para dúvidas: os clubes brasileiros ganharam pujança financeira nos últimos anos.

Um bom dado para ilustrar essa tendência: na edição 2013 da Libertadores, os cinco plantéis mais caros são brasileiros (Corinthians, São Paulo, Fluminense, Atlético Mineiro e Grêmio) e no «top ten» ainda aparece o Palmeiras, em oitavo.

O plantel do Corinthians para 2013 está avaliado em cerca de 265 milhões de reais (perto de 105 milhões de euros). O do São Paulo perto de 245 milhões de reais, o Fluminense (actual campeão brasileiro) 218 milhões.

Um pouco abaixo dos 200 milhões de reais estão os elencos do Atlético Mineiro (193), Grêmio (191,5) e Palmeiras (123,5).