Os 20 clubes da Premier League pagaram quase 78 milhões de euros em comissões a agentes desportivos entre 1 de Outubro de 2008 e 30 de Setembro deste ano, revelou, pela primeira vez, a liga inglesa.
O Manchester City, que gastou 187 milhões de euros em contratações, foi o que despendeu mais em comissões a agentes, num total de 14 milhões. O Chelsea foi o segundo a pagar mais, com 10.5 milhões. Já o Liverpool, pouco activo tanto no mercado de Inverno como de Verão, gastou, ainda assim, 7.3 milhões com despesas a agentes. Entre os mais gastadores, encontram-se, ainda, Tottenham (6.7), West Ham (6) e Arsenal (5).
A Premier League pediu aos clubes para revelarem os montantes pagos, mas nenhum forneceu explicações detalhadas sobre negócios ou como chegaram àquelas verbas.
O Manchester City explicou, contudo, que o elevado montante gasto inclui despesas com 35 jogadores e pagamentos de anos anteriores.
A Premier League esclareceu, ainda, que os 77.8 milhões referem-se à soma de 803 transacções individuais conduzidas pelos 20 clubes.
Em todos estes negócios, só os 990 mil euros pagos pelo Chelsea a Pini Zahavi pela transferência de Wayne Bridge para o Manchester City em Janeiro foi publicamente confirmada.