O director-geral da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) acredita que os clubes podem começar a receber uma compensação financeira pela cedência de jogadores às selecções já a partir de 2008. A verba seria proveniente das receitas das competições internacionais.
«A nossa posição tem sido a de que uma parcela das receitas geradas pelas fases finais dos europeus e mundiais seja transferida para as ligas nacionais, que, depois, as repartem pelos clubes, em harmonia com critérios decididos nas Assembleias Gerais de cada Liga», explicou à Agência Lusa Emanuel Medeiros, no final do Conselho Estratégico de Futebol Profissional da UEFA, realizado em Nyon, na Suíça.
O dirigente acredita que «esta solução permite dar resposta ao problema que se verifica em algumas federações, que, pela sua dimensão, não poderiam compensar os clubes», e espera que as alterações sejam uma realidade já no próximo ano: «Estão encontradas fórmulas para, a seguir ao congresso da UEFA [26 de Janeiro, em Dusseldorf, Alemanha], podermos, construtivamente, discutir esta matéria e concretizar a vontade negocial. Qualquer solução tem de ser global e tem de envolver a FIFA. Era desejável que se pudesse encontrar uma solução a tempo do Euro2008.»