A Colômbia venceu esta terça-feira no Estádio Monumental, em Santiago, o Chile por 3-1, em jogo da fase sul-americana de apuramento para o Campeonato do Mundo.
O portista James Rodríguez fez uma exibição soberba, marcando um golo e acertando uma vez no poste, mas como sempre a figura maior foi o ex-companheiro de equipa Radamel Falcao, que também faturou e ainda fez um passe para golo.
A primeira figura da partida foi outro nome ligado ao futebol português, o ex-sportinguista Matías Fernández. O médio chileno apanhou a defesa rival em transição e rematou seco e rasteiro para o fundo das malhas, aos 42 minutos, sem hipóteses para o Ospina.
No entanto, o poderio do conjunto colombiano veio a tona no segundo tempo. Aos 58, James pediu a bola, deu uns passos e atirou para um livre direto de belo efeito, com a bola ainda a bater no poste antes de entrar. O extremo acertou ainda outra vez no ferro, mas com menos felicidade, dez minutos depois.
Falcao assinou o 1-2, numa bela jogada dos visitantes, isolado por Aldo Ramírez. A classe do «colchonero» fez o resto, perante Bravo (74 minutos). Logo depois (79), foi dele a jogada para Teófilo Gutiérrez fechar o resultado.
Com o triunfo, a Colômbia apanha a Argentina no primeiro lugar, mas a seleção das Pampas ainda joga esta madrugada.