O Maisfutebol testou a versão 2003/04 do Championship Manager, um simulador de gestão desportiva que já vai na quarta série. O título mais famoso do género é um verdadeiro quebra-cabeças para jogadores de pouca paciência. Muitos desistem com os maus resultados. Para que não abdique de jogar, já que vale a pena, deixamos aqui um manual para sobreviver ao despedimento e/ou a conseguir o que a sua «direcção» lhe propõe. Mas, como com as vitórias vem outro problema, o vício, seja responsável: jogue com moderação.
Durante o jogo
1.Mudar pelas exibições individuais - A nota sete é o mínimo para que um jogador continue em campo. Se as coisas estiverem a correr bem, apesar de tudo, espere pelo intervalo.
2.Mudar pelo resultado negativo - Não mude tudo só porque perde por 1-0. Se as notas dos futebolistas estiverem altas, mantenha o esquema. Olhe para o do adversário e obrigue-o também a alterar o posicionamento: dois avançados para dois centrais, por exemplo.
3.Mudar quando se ganha - Sim, é bom mudar! Se tiver um jogador abaixo de seis troque-o imediatamente, ao intervalo, mesmo que ganhe por 2-0. Se marcar o 2-0 e estiver com atitude ultra-ofensiva ( gung ho), baixe para atacante. Não baixe as armas com o recuo dos jogadores, nem se ponha a defender (atitude defensiva ou ultra-defensiva). Se o seu adversário reduza para o 1-2, veja logo como está o adversário e compense na sua táctica. Mas ao fazê-lo, mantenha-o em desvantagem. Como? Ele vai ter de arriscar. Se ficar sem um lateral, coloque aí um extremo. Se ficar com três avançados, coloque o seu trinco com seta para trás e ataque nos seus pontos fracos.
Depois do jogo
1. Moral - Talvez não tenha reparado, mas nos comandos para cada jogador do seu plantel tem uma opção release media story. Criticar os seus jogadores não ajuda, por isso esqueça. Elogiar quando de facto estão em grande forma pode aumentar-lhes o moral. Mas não abuse, porque depois já não resulta. Faça isso muito de vez em quando.
2. Multas e avisos - Para as más exibições, esqueça. Não vale a pena. Dê um ou dois jogos de desconto aos jogadores recém-contratados, dê um aos que já fazem há algum tempo parte do plantel. Duas más exibições seguidas acabam por ser normal. Mas se um jogador receber nota 4, é grave. Algo se passa. Dê-lhe algum tempo de descanso no banco. Quando um jogador seu é expulso, seja pedagógico. Primeiro, avise-o e, se reincidir, multe-o. Assim vai controlar também os outros, mais cedo ou mais tarde.