O CNID (Associação de Jornalistas de Desporto) entregou, esta quarta-feira, os prémios com que ano a ano tem distinguido jornalistas, atletas, treinadores e equipas que se destacaram ao longo da época. E foram as modalidades que os dominaram.

Os troféus de 2015 correspondentes a Atleta do Ano foram entregues ao ciclista Ivo Oliveira, ao mesatenista Marcos Freitas, ao motociclista Miguel Oliveira e à bodyboarder Teresa Almeida.

Também o futsalista Ricardinho recebeu o troféu relativo a Atleta Português no Estrangeiro, a par de Cristiano Ronaldo. Enquanto a Equipa do Ano foi a de hóquei em patins do Sporting e as Federações do Ano a de Canoagem e a de Ténis de Mesa.

A atleta Naíde Gomes recebeu o prémio Carreira, tal como o futebolista Simão Sabrosa, enquanto Nelson Évora recebeu o prémio Prestígio Fernando Soromenho.

Com base nestes prémios e com os resultados alcançados pelos portugueses nos Jogos Europeus, que se realizam até ao final de junho, em Baku, e onde Portugal já venceu seis medalhas, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, mostrou-se satisfeito.

«Temos em várias modalidades atletas ao mais alto nível. Temos atualmente atletas que lutam lado a lado com outros medalhados e campeões do Mundo. Estamos bem, temos um grande conjunto de atletas fruto do trabalho de grandes técnicos e grandes Federações», disse.

As declarações dos premiados foram também, quase sempre, nesse sentido. Teresa Almeida e Miguel Oliveira admitiram o orgulho, associado ao facto de as conquistas profissionais e estes prémios ligados à comunicação social serem uma forma de divulgar as modalidades.

«Este prémio é o reconhecimento de um grande ano que tive, mas recebê-lo foi uma surpresa. O bodyboard não é um desporto muito divulgado e o facto de me reconhecerem, talvez seja um começo para a divulgação da modalidade», justificou a bodyboarder campeã do Mundo em 2014.

O vencedor do recente Grande Prémio de Itália, no circuito de Mugello, sublinhou: «É o reconhecimento de todo o trabalho feito. Sei que às vezes esta parte das modalidades que não são Olímpicas são complicadas de divulgar. É um esforço que tem sido feito por cada atleta. Tenho feito imenso esforço para a comunicar e está a ser positivo.»

Quem não esteve presente nesta cerimónia, mas que foi galardoado e tem levado o nome de Portugal e das modalidades mais além, foram Ricardinho, recentemente consagrado campeão espanhol de futsal, Marcos Freitas, que se encontra em Baku, onde venceu a medalha de ouro na segunda-feira, e Ivo Oliveira, devido a lesão,