O aumento que teve este ano procura turística de voos para o Açores, que deixou as companhias aéreas na capacidade máxima, levou a que um jogo do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) fosse adiado e coloca em risco mais encontros. O Tourizense-Operário, da 1.ª jornada do CNS, que deveria jogar-se no próximo domingo, passa assim para data a designar porque a formação açoriana do Operário não conseguiu lugares disponíveis para viajar para o Continente.
 
O Operário é uma das quatro equipas açorianas que militam na série E do CNS. Angrense e Sporting Ideal protagonizam o dérbi dos Açores logo na primeira jornada, pelo que não tiveram necessidade em marcar viagens para o Continente. Já o Praiense recebe o Sabugal, mas a equipa continental voos para se deslocar à Ilha Terceira e voltar. Menos sorte teve o Operário.
 
«Mal soubemos em que dia seria a primeira jornada, pedimos à agência de viagens a marcação do voo, mesmo sem saber se iríamos jogar fora ou em casa. Se não fosse preciso, depois cancelava-se. Mas, mesmo assim, não fomos a tempo, Há uma procura muito maior de turistas, por causa das low cost também, mas as companhias aéreas não se adaptaram» explicou, Gilberto Branquinho, presidente do Operário, em declarações ao Maisfutebol.
 
Recorde-se que o calendário foi conhecido no dia 31 de julho, mas a data da primeira jornada já era conhecida desde meados de junho.
 
A decisão de adiar o jogo foi tomada após uma reunião com o vice-presidente para o futebol não profissional, Rui Manhoso. «Nós mostramo-nos disponíveis para jogar noutra hora, ou para dividirmos os jogadores nos voos, mas, mesmo assim, foi impossível», garantiu o responsável.
 
O dirigente disse ainda que «esta situação nunca aconteceu», mas «corre o risco de se repetir até 15 de setembro, altura em que normaliza a situação turística». «A FPF tem que ser mais célere a lançar o calendário, para os clubes terem mais tempo de lidar com esta situação», frisou, garantindo que o clube quer resolver este atraso o mais rapidademente possível.
 
«Nós estamos dispostos a marcar o jogo para um quarta-feira, à hora que tiver que ser, para acertar as contas do campeonato. Queremos é ter um percurso o mais normal possível», explicou, esperando que estas questões não levem a que a FPF decida um dia criar uma série só para as equipa açorianas, o que não seria «interessante competitivamente».

Na segunda jornada, a 30 de Agosto, o Sporting Ideal recebe a Académica e o Angrense terá que se deslocar a Oliveira do Hospital, enquanto que o Operário recebe o também açoriano Praiense. A terceira jornada, ainda a 13 de setembro, é a que envolve mais viagens entre Continente e as ilhas dos Açores. O Operário terá de se deslocar a casa do Sabugal, o Praiense recebe o Pampilhosa, o Sporting Ideal vai a casa do Tourizense e o Angrense a casa do Nogueirense.