O antigo árbitro italiano Pierluigi Collina comentou a recente polémica envolvendo a arbitragem do jogo entre a França e a República da Irlanda no «playoff» de apuramento para o campeonato do mundo, lembrando que os árbitros de baliza poderiam ter ajudado na situação.
«Não é difícil perceber o que aconteceu. O incidente com o Henry durou poucos segundos, o árbitro podia perceber que algo estava errado pelas reacções dos jogadores, mas há alturas em que o árbitro pode não ver. Acho que o primeiro passo deveria ser a introdução dos árbitros de baliza, que poderiam ter ajudado o árbitro. Neste caso podia ser útil, nos fora-de-jogo não», defendeu o italiano à «Radio Anchio Lo Sport».
Collina lembrou ainda que um dos problemas que complica mais a tarefa de um árbitro é a «falta de respeito» pelo seu trabalho: «Por vezes vemos situações de árbitros rodeados por oito jogadores. Onde anda o capitão? Ele tem um papel a cumprir, pode falar com o árbitro, pedir explicações. Agora o capitão é ultrapassado pelo entusiasmo dos outros.»