As seleções de Ucrânia e Itália garantiram, esta sexta-feira, o apuramento para a meia-final do Mundial sub-20 de futebol, ao eliminarem, respetivamente, em tempo regulamentar, as congéneres de Colômbia e Mali, nos primeiros jogos dos quartos de final da prova.

Em Lodz, a Ucrânia garantiu a primeira vaga entre as quatro melhores nações ao vencer por 1-0, graças a um golo de Danylo Sikan. O avançado de 18 anos aproveitou, aos 11 minutos, uma saída em falso do guardião colombiano da área para rematar sem oposição.

Já perto do apito final, a Colômbia ficou reduzida a dez elementos, por expulsão, com vermelho direto, aos 86 minutos, de Johan Carbonero, após uma dura falta sobre um adversário.

Já a Itália bateu o Mali por 4-2 em Tychy, num jogo só decidido nos últimos dez minutos. Os africanos começaram mal o filme do jogo, com um autogolo de Kone (12’) a dar vantagem aos transalpinos e a expulsão de Diakité a deixar a equipa também em desvantagem nos homens em campo, aos 21 minutos.

Contudo, Koita (38’) fez o empate antes do intervalo e, já na segunda parte, após o 2-1 de Pinamonti (60’), o Mali respondeu a nova desvantagem aos 79 minutos, por Camará. Apesar disso, a Itália resolveu e sentenciou o jogo com dois golos em dois minutos. Pinamonti bisou aos 83’, de grande penalidade. Depois, Frattesi fez o 4-2 final.

Itália e Ucrânia vão defrontar-se na meia-final, que fica completa com os vencedores dos jogos EUA-Equador e Coreia do Sul-Senegal, ambos agendados para este sábado.