O Estoril abriu esta quarta-feira bem cedinho, pelas 9 horas, a época do futebol português. A equipa regressou ao trabalho com os indispensáveis exames médicos e mostrou duas caras novas: Ruben Fernandes, central que era do Portimonense, e Filipe Gonçalves, médio que chegou do Moreirense.

Há mais reforços, claro, mas serão mostrados apenas nos próximos dias: o plantel foi dividido em três grupos que até sexta-feira, sempre pelas 9 horas, se vão apresentando na Amoreira para cumprir os testes clínicos. No sábado, a partir das 10 horas, junta-se o grupo todo para o primeiro treino.

Veja o calendário de pré-época dos clubes da Liga

Nesta altura o plantel não está fechado, mas é seguro que o Estoril garantiu sete reforços: os já referidos Ruben Fernandes e Filipe juntam-se a Balboa (extremo, ex-Beira Mar), Babanco (lateral, ex-Olhanense) e Bruno Lopes (avançado, ex-Albirex Niigata) entre os nomes são os mais sonantes.

Depois acrescentam-se os jovens avançados Ricardo Vaz (que sobe dos juniores) e Leandro (que regressa do empréstimo ao Trofense). Está assim encontrada a lista de sete reforços. Em breve podem juntar-se a estes Delatorre (que esteve no Porto B) e Luiz Gustavo (Desportivo Brasil).

As contratações não devem ficar por aqui, até porque o plantel continua a precisar de mais reforços para a defesa. Plantel esse que perdeu vários jogadores, e jogadores importantes: Licá e Carlos Eduardo (F.C. Porto), Steven Vitória (Benfica) e Jefferson (Sporting) são os mais destacados.

Mas há mais. Yohan Tavares, Tony Taylor, João Paulo, Dieguinho e Elizeu também já não estão no grupo de Marco Silva, ele que é para já uma ausência no arranque dos trabalhos: está a realizar o curso de IV nível de treinador, mas deve faltar à aula de sábado para estar no primeiro treino.

Leia também:

«Benfica? Tenho grandes objetivos para a minha vida»

Ruben Fernandes, o central goleador ao jeito de Steven Vitória

Filipe Gonçalves: «O Estoril vai ser visto com outros olhos»

Esta manhã, de resto, e pela Amoreira passaram apenas sete atletas: Ruben Fernandes, Filipe Gonçalves, Vagner, Evandro, Anderson Luís, Diogo Amado e Bruno Miguel. Houve sorrisos no regresso de férias e muita fé em continuar a surpreender o futebol português com muita qualidade.

O Estoril, recorde-se, foi a primeira equipa do futebol português a arrancar na nova época porque é também a primeira a entrar em campo: vai ter de jogar as pré-eliminatórias da Liga Europa, com jogos agendados para os dias 1 e 8 de agosto. Dois jogos que podem colocar a equipa na prova.

Ora por isso o plantel realiza os exames médicos nestes três primeiros dias, começa a treinar no sábado e avança depois para o estágrio de pré-época em Melgaço entre os dias 8 e 18 de julho. Nesse período de estágio no Minho o Estoril faz dois amigáveis: frente a Leixões e Sp. Braga B.

No regresso ao Estoril, a equipa tem prevista a entrada então na recuperada Taça de Honra de Lisboa, que Marco Silva aproveitará também para preparar a equipa para a pré-eliminatória da Liga Europa, cujo adversário ainda não é conhecido: o sorteio agendado para dia 19 de julho.