Esta sexta-feira, dia 8 de fevereiro de 2013, marca um dia histórico para João Carlos: o jovem jogador, formado no Sporting, foi pela primeira vez chamado a trabalhar com o plantel principal do Liverpool. O médio, que recentemente celebrou 20 anos, mereceu a chamada de Brendan Rodgers.

Ora por isso, João Carlos (que em Inglaterra é conhecido por Teixeira) teve a oportunidade de treinar ao lado de jogadores como Gerrard, Luis Suarez, Lucas, Daniel Agger, Sturridge ou Stewart Downing. Não pôde enfrentar Carragher, que está lesionado, tendo sido por isso que foi chamado.

Refira-se que esta época tem marcado um enorme salto na carreira do médio. João Carlos chegou a Inglaterra a meio da época anterior, mas contraiu uma lesão nas costas e ficou por isso toda a temporada afastado dos relvados. Esta época pôde mostrar o que vale e tem sido sempre a subir.

Fez a estreia com a camisola do Liverpool num amigável da equipa sub-18, em Julho, sendo que também em Julho fez a estreia pelos sub-20. Em Oututro subiu à equipa sub-21 e a 5 de Novembro marcou o primeiro golo, também pelos sub-21, na vitória (5-1) sobre os Wolverhampton Wanderers.

Em meio ano, João Carlos subiu da equipa sub-18 aos sub-21, tendo agora, sete meses depois da estreia com a camisola do Liverpool, sido chamado por Brendan Rodgers para trabalhar com a equipa principal. O que também serve para mostrar o entusiasmo que o jovem gera em Liverpool.

Refira-se, de resto, que a contratação de João Carlos aconteceu depois do médio ter dado nas vistas durante alguns jogos do Next Gens, a Liga dos Campeões de juniores: os responsáveis do Liverpool ficaram encantados com as exibições de João Carlos e avançaram de imediato para a contratação.

João Carlos deixou então o Sporting a meio da época, sendo que para Alvalade seguiram mais de um milhão de euros. Em Inglaterra, João Carlos é comparado a Deco, assumindo-se como um médio que defende e ataca com intensidade, de passe fácil e enorme intensidade no jogo coletivo.