Contas, contas e mais contas. A reta final dos principais campeonatos europeus é, quase sempre, de calculadora na mão. Por entre os muitos cálculos que se podem fazer, há um que tem cada vez mais preponderância nos dias que correm: o da Liga dos Campeões.

Primeiro fazem-se os do apuramento, depois os relativos aos potes, que no fundo traçam um pouco do que poderão ser as expectativas de cada clube na liga milionária.

Pelo que esperam Benfica, FC Porto e Sporting?

É dessas que falamos agora, mas incidindo naturalmente na realidade dos clubes portugueses. Ora, o Benfica, por ter sido campeão, tem já assegurado um lugar no pote 1, juntamente com o Chelsea, Monaco, Bayern Munique e Spartak Moscovo, mais os campeões de Inglaterra e Espanha e mais o campeão europeu.

Se o Real Madrid ou a Juventus forem campeões dos respetivos países e campeões europeus, o Shakhtar Donetsk entra também no Pote 1.

O FC Porto, agora: os dragões também já garantiram um lugar na fase de grupos da Champions, mas o destino na competição permanece em dúvida.

O desfecho em Itália, onde existem três clubes na luta pelo título, será determinante para as contas dos dragões: em caso de vitória da Juventus, o que sela já as contas do título, o FC Porto sabe imediatamente que ficará no Pote 2 da Champions. Curioso como a equipa que eliminou os dragões da liga milionária pode agora ser fulcral para os destinos dos azuis e brancos.

Porém, até pode nem ser preciso esperar pelo encontro da vecchia signora para os portistas terem o destino traçado. Caso Roma e Nápoles não vençam no sábado, o Pote 2 está garantido à mesma, porque a Juventus será logo campeã.

Portanto, tudo o que não seja o título para a Juventus será prejudicial para os dragões, visto que tanto Roma como Nápoles ganhariam lugar no Pote 1 e atirariam os dragões para o Pote 3, em virtude das duas equipas italianas saltarem para a frente dos dragões, apesar estarem pior classificadas no ranking UEFA.

Se conseguir ficar no Pote 2, o FC Porto sabe desde já que evitará o Atlético Madrid e o PSG, que têm entrada garantida nesse pote. Nos próximos dias poderão juntar-se mais equipas.

Quanto ao Sporting, o único dos três «grandes» portugueses que terá de ir ao play-off da Champions, também pode ter a tarefa dificultada, caso pretenda evitar os habituais «tubarões».

Isto porque, no sorteio do play-off, terá de conseguir uma das duas vagas ainda disponíveis nos cinco que podem ser cabeças de série.

Definidos nessa qualidade de cabeças-de-série estão, para já, o terceiro classificado de Itália e os quartos classificados de Inglaterra e Espanha, que ocupam as três vagas já referidas. Neste fim de semana descobre-se outro dos concorrentes, no duelo da Bundesliga entre Dortmund e Hoffenheim.

O pior cenário para os leões é o Dortmund cair para o quarto lugar, visto que está mais bem posicionado no ranking UEFA e, por consequência, atiraria o Sporting para o pote dos não cabeça de série.

Boa notícia seria a derrota do Hoffenheim (que está atrás de Sporting no ranking UEFA), que deixaria a equipa no quarto posto do campeonato alemão, lançando o Dortmund para a entrada direta na fase de grupos como terceiro classificado.

No entanto, nestas contas pode ser necessário ter atenção também ao Dínamo Kiev e ao CSKA Moscovo. Para já vão disputar a terceira pré-eliminatória da Champions, mas se se apurarem para o play-off, ficam à frente do Sporting na corrida pelo estatuto de cabeça-de-série por terem melhor cotação no ranking.

Há, portanto, ainda muito por definir no que toca a competições europeias. Agora é entrar em campo para vencer e fazer as contas no final.