Fecha-se a cortina sobre a fase de grupos da Liga Europa e ainda há muitos portugueses a fazer contas. Desde logo Sporting e Belenenses, mas também o Fenerbahce de Vítor Pereira, Nani e companhia ou o Mónaco de Leonardo Jardim, Moutinho e restante comitiva.

O grupo do Sporting, o H, é o único que chega à derradeira ronda sem que haja qualquer equipa apurada. Nos grupos C (Dortmund e Krasnodar), E (Villarreal e Rapid Viena), G (Lazio e Saint-Etienne) e K (Schalke 04 e Sparta Praga) já é conhecido quem seguem em frente.

Apurados também já estão o Molde (A), Liverpool (B), Nápoles (D), Sp. Braga (F), Basileia (I), Tottenham (J) e Atletico Bilbao (L).

Feiras as contas, faltam atribuir nove vagas nos 32 avos de final da Liga Europa, entre as 24 destinadas. As restantes oito são para os terceiros classificados da Liga dos Campeões. Um deles é o FC Porto, depois da derrota em Londres esta noite.

Este é, portanto, o resumo, mas o Maisfutebol apresenta-lhe também, em detalhe, as contas, grupo a grupo. Para que não se perca nas contas , esta quinta-feira, enquanto acompanha os jogos.


GRUPO A: Vítor Pereira a um ponto do apuramento

Ajax-Molde, 18h
Fenerbahce-Celtic, 18h
Classificação: Molde, 10 pontos; Fenerbahce, 8; Ajax, 6; Celtic, 2

Cenário: O Molde já está apurado e o Fenerbahce, de Vítor Pereira, só precisa empatar em casa com o Celtic para seguir em frente, uma vez que tem vantagem sobre o Ajax no confronto direto. Caso perca, precisa que os holandeses não vençam na receção ao Molde.

GRUPO B: russos temem «arranjinho» no Sion-Liverpool

Bordéus-Rubin Kazan, 18h
Sion-Liverpool, 18h
Classificação: Liverpool, 9 pontos; Sion, 8; Rubin Kazan, 5; Bordéus, 3

Cenário: O Liverpool já está apurado e precisa de um ponto, apenas, para vencer o grupo. O empate serve, também aos suíços do Sion, ao passo que o Rubin Kazan precisa vencer em Bordéus e esperar que o Liverpool ganhe à equipa de Carlitos.

GRUPO C: falta saber quem ganha o grupo

Borussia Dortmund-PAOK, 18h
FK Qabala-FK Krasnodar, 18h
Classificação: Krasnodar, 10 pontos; Dortmund, 10; PAOK, 4; FK Qabala, 2

Cenário: O Qabala e o PAOK, de Miguel Vítor e Ricardo Costa, estão eliminados, pelo que a última jornada reserva, apenas, uma dúvida: quem vence o grupo? A vantagem é do Krasnodar, que será sempre primeiro se ganhar no Azerbaijão. O Dortmund precisa vencer o seu jogo e esperar que os russos tropecem.

GRUPO D: três ainda a fazer contas

Nápoles-Legia Varsóvia, 18h
Midtjylland-Club Brugge, 18h
Classificação: Nápoles, 15 pontos; Midtjylland, 6; Club Brugge, 4; Legia Varsóvia, 4

Cenário: O Nápoles etá apurado e ganha o grupo. O Midtjylland só depende de si. Se vencer será sempre segundo. Se empatar, também, desde que o Legia Varsóvia não ganhe em Itália. O Brugge, por seu turno, também depende apenas de si. Se vencer será segundo. Qualquer outro resultado elimina-o. O Legia tem as contas mais difíceis: precisa vencer e esperar que haja empate na Dinamarca.



GRUPO E: submarino amarelo vai à frente

Rapid Viena-Dínamo Minsk, 18h
Viktoria Plzen-Villarreal, 18h
Classificação: Villarreal, 12 pontos; Rapid Viena, 12; Plzen, 3; Dínamo Minsk, 3

Cenário: Apurados decididos, falta saber quem vence o grupo. A vantagem está do lado do Villarreal, que vencerá o grupo se ganhar na República Checa. O Rapid Viena precisa fazer um resultado melhor que os espanhóis.

GRUPO F: Sp. Braga à escuta da final de Liberec

Groningen-Sp. Braga, 18h
Slovan Liberec-Marselha, 18h
Classificação: Sp. Braga, 12 pontos; Marselha, 9; Slovan Liberec, 7; Groningen, 1

Cenário: O Sp. Braga apurou-se na última jornada e será primeiro do grupo se ganhar, empatar ou até mesmo se perder, embora neste caso precise que o Marselha não ganhe. O segundo lugar vai ser decidido numa autêntica final entre o Slovan Liberec e o Marselha. Os checos estão obrigados a ganhar. Qualquer outro resultado é suficiente para os franceses, que ainda podem ganhar o grupo se vencerem e o Sp. Braga perder.

GRUPO G: (quase) tudo decidido

Dnipro-Rosenborg, 20h05
Saint-Etienne-Lazio, 20h05
Classificação: Lazio, 13 pontos; Saint-Etienne, 8; Dnipro, 4; Rosenborg, 2

Cenário:Lazio é primeira, Saint-Étienne é segundo. Do ponto de vista do apuramento, está tudo decidido. A única coisa que pode mudar é a ordem dos dois eliminados. Nada que agite multidões…

GRUPO H: contas difíceis mas Sporting só depende de si

Sporting-Besiktas, 20h05
Skenderbeu-Lokomotiv Moscovo, 20h05
Classificação: Besiktas, 9 pontos; Lokomotiv, 8; Sporting, 7; Skenderbeu, 3


Cenário: Ainda ninguém está apurado e só o Skenderbeu não pode seguir em frente. O Besiktas lidera mas joga em Alvalade, sabendo que o empate chega. O Sporting, por seu turno, também só depende de si, mas tem mesmo de ganhar ou então empatar e esperar que o Skenderbeu vença o Lokomotiv. Os russos apuram-se em caso de vitória ou empate se o Sporting também vencer.



GRUPO I: Basileia já lá está, Belenenses ainda sonha

Fiorentina-Belenenses, 20h05
Lech Poznan-Basileia, 20h05
Classificação: Basileia, 10 pontos; Fiorentina, 7; Lech Poznan, 5; Belenenses, 5

Cenário: Só o Baliseia entra descansado para esta jornada. A Fiorentina está em melhor posição para seguir em frente e só precisa empatar, mesmo que o Lech Poznan bata o Basileia, pois tem vantagem. O Belenenses apura-se se vencer e os polacos não ganharem ao Basileia. Se os dois terminaram com 8 pontos, o apurado será o que tiver melhor diferença de golos.

GRUPO J: Jardim joga final em grupo embrulhado

Tottenham-Mónaco, 20h05
Anderlecht-Qarabag, 20h05
Classificação: Tottenham, 10 pontos; Anderlecht, 7; Mónaco, 6; Qarabag, 4

Cenário: O Tottenham é a única equipa a salvo e já está apurada. O resto está muito confuso. Sobretudo se o Anderlecht não vencer o Qarabag em casa. Se o fizer, está apurado. Se empatar, também, desde que o Mónaco de Leonardo Jardim não ganhe em Londres. Mas…e se os azeris ganharem? Nesse caso, seriam eles a seguir em frente, caso o Mónaco não vença. Num cenário de empate final entre três equipas com 7 pontos, a vantagem seria do Qarabag.



GRUPO K: Sparta de Paixão tenta o primeiro lugar

APOEL-Sparta Praga, 20h05
Asteras Tripolis-Schalke 04, 20h05
Classificação: Schalke 04, 11 pontos; Sparta Praga, 9; Asteras Tripolis, 4; APOEL, 3

Cenário: Falta perceber quem vencerá o grupo, embora a vantagem esteja do lado do Schalke, que joga na Grécia, com o Asteras Tripolis. Se vencer ganha o grupo. Se empatar, precisa que o Sparta Praga de Marco Paixão não ganhe em Nicósia ao APOEL de Mário Sérgio e Nuno Morais. Aliás, se os checos não vencerem, qualquer resultado serve ao Schalke.

GRUPO L: em Belgrado também há uma final

Atletico Bilbao-AZ Alkmaar, 20h05
Partizan-Augsburgo, 20h05
Classificação: Atletico Bilbao, 12 pontos; Partizan, 9; Augsburgo, 6; AZ Alkmaar, 3

Cenário: O Bilbao está apurado e todas as contas do grupo se resumem ao jogo entre o Partizan e o Augsburgo, embora a vantagem seja sérvia, a quem serve a vitória, empate ou derrota por 2-0 ou por um golo de diferença. 3-1 serve aos alemães, tal como qualquer vitória por mais de dois golos.