Da lista de 26 jogadores convocados por Fernando Santos para os jogos com Espanha, França e Suécia neste mês de outubro, apenas quatro atuam em Portugal: Pepe, Danilo, Sérgio Oliveira e Rafa.

O selecionador foi, por isso, questionado sobre se é mais positivo ou negativo para a equipa nacional que haja uma tão baixa representatividade da Liga nos nomes habitualmente chamados.

«Isso pode ser mau para o campeonato português. Se reuníssemos todos estes jogadores, o campeonato teria um nível superior, disso não há dúvida. Mas para a seleção é igual. Tanto me faz que estejam em Portugal como no estrangeiro, desde que joguem», desvalorizou.

Fernando Santos falou ainda especificamente do caso dos laterais direitos, uma vez que os quatro que têm sido habitualmente chamados jogarem todos em Inglaterra: Nélson Semedo, João Cancelo, Cédric Soares e Ricardo. Mas para Fernando Santos o fundamental é a qualidade.

«Os quatro que têm sido mais habituais estão todos em Inglaterra. O Nelson Semedo era o único que não estava, e agora votlou. A escolha tem muito a ver com os adversários que vamos defrontar, porque todos atacam muito bem, mas uns defendem melhor. Mas o mais importante é ter a felicidade de ter esta qualidade», defende.