[Artigo atualizado às 12h28]

O Ministério Público anunciou esta quinta-feira que estão em curso cerca de uma dezena de buscas designadamente domiciliárias e a laboratórios de análises clínicas, no âmbito de uma investigação a uma viagem de avião, para o estrangeiro, realizada por um jogador de futebol profissional, alegadamente infetado com covid-19.

O Maisfutebol sabe que o futebolista em questão é Shoya Nakajima, nipónico que se transferiu do FC Porto para o Al-Ain dos Emirados Árabes Unidos em janeiro.

As diligências, que decorrem nas regiões do Algarve e do Porto, decorrem a partir de um inquérito dirigido pelo DCIAP e contam com a participação de um magistrado Judicial, magistrados do Ministério Público e elementos da UNCC, da Polícia Judiciária.

A operação, intitulada de «COVID Free», conta ainda com a colaboração de elemento do INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge para pesquisa, análise e eventual apreensão de documentação e outra matéria probatória, a ser posteriormente analisada.

O Ministério Público, que não revelou a identidade do jogador, investiga agora a atuação, que é «suscetível de configurar a prática de crime de propagação de doença, alteração de análise ou de receituário». Mais informações na TVI24.