A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou este sábado que os 508 ventiladores que deveriam ter chegado a Portugal até ao final da última semana estão atrasados.

«Na China, esta semana, os regulamentos sobre transportes mudaram, obrigando a novas autorizações que estamos agora a diligenciar obter, que demoram alguns dias e que atrasou o transporte em cerca de oito dias», explicou a governante na conferência de imprensa diária da covid-19 em pPortugal.

Marta Temido anunciou ainda que chegou este sábado a Portugal um avião com cerca de 900 mil testes e 220 mil zaragatoas, mas os kits de extração, necessários à realização de testes, não chegaram. «Estávamos à espera e ainda não chegaram, a entrega foi adiada e esperamos que se realize amanhã [segunda-feira]».

A ministra disse que desde 1 de março foram realizados 172.440 testes diagnóstico, 52% no setor público. «Desde o início de abril, a média de testes por dia é de 9.100, tendo sido o dia 9 de abril o dia com mais testes realizados (11.786). Nessa mesma quinta-feira, a taxa de positivos foi cerca de 8%», explicou Marta Temido.

A ministra falou ainda sobre a situação dos idosos, um dos grupos de risco da covid-19. «Temos tido uma grande preocupação relativamente aos grupos mais vulneráveis e desde há muito que pedimos a abstenção de visitas aos mais idosos», disse Marta Temido, recomendando o uso das «novas tecnologias de informação, ou simplesmente, uma janela ou um portão» para que as famílias os possam contactar.