Numa altura em que Portugal tem quase seis mil infetados com o novo coronavírus, que já causou 119 mortos, Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, avisou que a luta contra a covid-19 está para durar.

«Isto não é uma coisa de uma quinzena, de dois ou três meses. Até haver uma vacina, esta situação vai durar meses. E nós todos, cidadãos e Ministério da Saúde, vamos tentar baixar o trabalho e a pressão do vírus porque ele vai tentar replicar-se entre as pessoas», afirmou a responsável na conferência de imprensa diária.

«Os portugueses têm de entender que não estamos a terminar nada. Estamos apenas a iniciar um percurso», adiantou.

Graça Freitas disse ainda que o vírus é «extremamente inteligente e extremamente agressivo, quer na forma como se transmite, quer como depois pode originar doença grave», e frisou: «Não podemos desmobilizar, temos todos de tentar a contrariar a dinâmica do vírus, que é espalhar-se entre nós. Até que haja uma vacina, não podemos ficar descansados.»

Presente também na conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido voltou a avisar: «Estimamos um número muito elevado de infeção por Covid-19, pelo que precisamos da ajuda de todos.»