A Direção-Geral da Saúde explicou esta segunda-feira o que se passou na equipa do Belenenses na partida de domingo frente ao FC Porto. Os azuis só levaram um guarda-redes para jogo, dado que João Monteiro testou positivo à covid-19 e André Moreira foi aconselhado a ficar em isolamento.

«Todos os intervenientes nos jogos têm de obedecer a um plano de testes. Nas horas que antecedem cada jogo, todos são testados. O delegado de saúde faz uma avaliação dos resultados e uma avaliação do risco», começou por dizer Graça Freitas, a diretora do organismo, na conferência de imprensa diária das autoridades de saúde.

«Depois o delegado de saúde da zona, o delegado da região e a diretora geral de saúde tomam a decisão se o jogo se realiza e quais são os intervenientes das equipas que ficam impedidos de jogar. Ontem [domingo] o que aconteceu foi rotina. Houve um jogador, um guarda-redes suplente, que testou positivo. A autoridade de saúde encontrou contactos que, estando assintomáticos e negativos, eram próximos e que foram proibidos de participar», prosseguiu.

Recorde-se que o Belenenses foi goleado na noite de domingo no Estádio do Dragão, pelo FC Porto. 5-0 foi o resultado final.