A equipa masculina do Maratona sagrou-se este domingo campeã europeia de corta-mato, na 46ª edição da Taça dos Campeões, realizada em Istambul, na Turquia. A Conforlimpa, que teve em Hélder Ornelas (6º classificado) o melhor representante português em termos individuais, terminou na quarta posição, a dois pontos de um lugar no pódio.
O equilíbrio foi, aliás a nota dominante na prova masculina, que não contou com a grande dominadora dos últimos anos, a espanhola Adidas. Assim, os quatro primeiros ficaram separados por dez pontos e o título do Maratona seguro por escassos sete pontos, frente aos turcos do Koaceli Beledye. Foi o sexto título europeu no historial do Maratona, que colocou quatro homens entre o 8º lugar (Rui Pedro Silva) e o 21º (Hermano Ferreira).
Na prova feminina, o Maratona esteve também em destaque, conseguindo o segundo lugar. O título foi para as turcas do Uskudar Beleduyesi, que dominaram amplamente, com três atletas nos quatro primeiros lugares. Inês Monteiro, no quinto lugar, foi a melhor portuguesa, contribuindo para ultrapassar as russas do SC Moscovo, que ficaram a dois pontos.
Resultados
Masculinos:
1- Maratona (Por), 55 pontos
2- Kocaeli Beledye (Tur), 62
3- Bikila Toledo (Esp), 63
4- Conforlimpa (Por), 65
Femininos
1- Uskudar Beledyesi (Tur), 13 pontos
2- Maratona (Por), 45
3- SC Moscovo (Rus), 47