A UEFA e os clubes têm um plano para garantir que as competições de futebol vão ser «decididas no campo» e retomar os campeonatos no verão, segundo uma carta a que a Associated Press teve acesso, 

Na missiva, assinada pelos líderes da UEFA, Aleksander Ceferin, da Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla inglesa), Andrea Agnelli, e da Associação de Ligas Europeias (EL), Lars-Christer Olsson, é elencada a vontade de «recomeçar o futebol nos próximos meses com condições ditadas pelas autoridades públicas de saúde».

O organismo que rege o futebol europeu tem vários grupos de trabalho a tentar encontrar soluções para trazer de volta a competição depois do término planeado, que seria no final de junho, sendo que o Euro2020 foi já adiado para 2021.

«O trabalho [destes grupos] é agora encontrar cenários que incluam os meses de julho e agosto, incluindo a possibilidade de as competições UEFA recomeçarem após a conclusão das ligas domésticas"», lê-se na carta.

Assim, será necessária «uma gestão conjunta de calendários» para evitar «sobrecarregar» o período de tempo destinado ao arranque da próxima temporada, esperando-se que um plano final seja escolhido «idealmente em meados de maio».

«É da maior importância que mesmo um evento disruptivo como esta pandemia não impeça as nossas competições de serem decididas em campo, de acordo com as regras definidas, e que todos os títulos sejam atribuídos com base em resultados», pode ler-se.

A Federação Belga admitiu terminar a temporada, ainda que a decisão será discutido na assembleia-geral da Liga dia 15 de abril. Porém, as formações belgas podem ficar de fora das provas europeias.

«Uma vez que a participação em competições UEFA é determinada pelos resultados desportivos conseguidos no final de uma época doméstica completa, um término prematuro lançaria dúvidas sobre o cumprimento desta condição», acrescenta a missiva.

Assim, fica a cargo do organismo de cúpula do futebol europeu «avaliar a legitimidade dos clubes de serem admitidos a competições europeias em 2020/21».

O futebol está suspenso de forma generalizada no mundo, devido à pandemia de Covid-19, que levou à paralisação das competições ao longo do mês de março.

.