O regresso ao futebol, parado em quase todo o mundo por causa da covid-19, ainda está envolto em incerteza por causa das questões de segurança e Michel D’Hooghe, presidente do Comité Médico da FIFA diz mesmo que os jogadores que cuspam para o relvado devem ser punidos.

«É uma prática comum no futebol e pouco higiénica. Por isso quando o futebol voltar penso que deveríamos evitá-la ao máximo. A questão é se isso será possível. Talvez com um cartão amarelo», disse o responsável em declarações ao The Telegraph.

«Não é higiénico e é uma boa maneira de espalhar o vírus. E essa é uma das razões pelas quais temos de ter muito cuidado antes de a bola voltar a rola. Não sou pessimista, mas neste momento sou muito cético relativamente a isso», frisou Michel D’Hooghe.

D’Hooghe disse ainda que o futebol não deve regressar antes de setembro: «O mundo não está preparado para o regresso do futebol competitivo. Eu espero que isto mude depressa, mas é preciso ter mais paciência.»

«Estamos a viver a situação mais dramática desde a II Guerra Mundial. Não podemos subestimar isso. Temos de ser realistas. O futebol só poderá regressar quando o contacto for novamente possível», acrescentou.

[Artigo atualizado]