O avançado Jonathas de Jesus, que representa os espanhóis do Elche, da II Liga Espanhola, foi o primeiro jogador brasileiro a ser contagiado pela Covid-19 e contou ao Globoesporte como descobriu que está infetado e como está a lutar contra a doença.

«Comecei a sentir febre, um mal-estar muito grande e, na verdade, achei que fosse apenas uma enxaqueca. A minha cabeça doía muito e o meu corpo também. Na manhã seguinte, alertei o meu médico e ele disse-me para fazer rapidamente o exame, porque eram todos os sintomas do vírus. Deu positivo», contou, recordando que «já nem conseguia treinar» por causa das dores: «O meu corpo estava fraco. Nos três primeiros dias sofri muito, não tinha força para nada. Quando fui tomar banho, quase desmaiei. Foi uma dor muito forte, nunca tinha sentido nada assim. Este vírus não é uma brincadeira...»

Jonathas está agora em quarentena na sua casa, longe da mulher e das duas filhas e já recupera, tendo voltado até a fazer alguns exercícios físicos com a orientação do clube espanhol.

«Estou melhor, voltei a fazer exercícios, mas eu sou atleta e tive muita dor – imaginem uma pessoa de idade. Algumas pessoas não estão a ter a noção da gravidade deste vírus», concluiu o brasileiro de 31 anos, que na sua carreira representou, entre outros clubes, AZ Alkmaar, Real Sociedad, Brescia ou Hannover.