A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) anunciaram, esta quinta-feira, que estabeleceram um acordo para a realização de testes rápidos de deteção de antigénios para a covid-19 para os clubes das competições sob a égide da FPF.

Para tal, prevê-se que a CVP faça formações aos médicos e enfermeiros dos clubes das ditas competições, para os capacitar na realização dos testes rápidos, aprovados em outubro, em Portugal, para deteção da covid-19.

Em nota oficial conjunta, os dois organismos informam que a medida abrange, no futebol, o Campeonato de Portugal e a Liga feminina e, no futsal, a Liga masculina e a feminina.

A formação vai decorrer, numa primeira fase, com ensino à distância, seguida de uma «formação presencial realizada por enfermeiros especialistas» da CVP.

«Os clubes poderão ter acesso a uma plataforma disponibilizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, de forma a articular o processo e controlo de testagem com as autoridades de saúde», aponta o comunicado.