O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu este sábado que os testes de despiste da covid-19 realizados nas farmácias e nos laboratórios poderão voltar a ser gratuitos, se se registar um aumento dos indicadores epidemiológicos, como pode ler na CNN Portugal.

Em Braga, em declarações aos jornalistas à margem da sessão de encerramento do VI Congresso dos Enfermeiros, Lacerda Sales sublinhou que, neste momento, os indicadores epidemiológicos não justificam a gratuitidade dos testes.

«Se se vier a verificar que há um aumento dos indicadores epidemiológicos, com certeza que reverteremos essa medida [do fim da gratuitidade dos testes]. Neste momento, com os indicadores que temos, e com a estabilidade da situação do ponto de vista epidemiológico, não será necessária a gratuitidde dos testes», afirmou.

Os testes de despiste da covid-19 realizados nas farmácias e nos laboratórios deixaram de ser gratuitos a partir de 1 de maio, tendo em conta a «evolução positiva» da pandemia no país.

Segundo Lacerda Sales, houve «algum aumento» de casos após o fim da obrigatoriedade do uso de máscara, mas «a tendência mantém-se estável».