O secretário de Estado da Saúde revelou que vão chegar esta segunda-feira a Portugal cerca de 700 mil respiradores e 200 mil testes.

«A prioridade é testar, isolar, proteger e tratar. Hoje mesmo vão chegar 700 mil respiradores FFP2 e 200 mil testes. E nos próximos dias cerca de 100 toneladas de equipamentos de proteção individual», afirmou António Lacerda Sales na conferência de imprensa de hoje, garantindo que as reservas de equipamentos de proteção individual e testes continuam a ser reforçadas.

O secretário de Estado afirmou ainda que na semana passada Portugal já havia recebido 66 mil testes, 5,2 milhões de máscaras cirúrgicas, 1,2 milhões de respiradores FFP2 e outros equipamentos (batas e fatos).

Na conferência conjunta com a Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, Lacerda Sales destacou ainda que estão infetados com o coronavírus 853 profissionais de saúde, entre os quais quais 209 médicos e 177 enfermeiros.

«Queria agradecer aos portugueses, que têm sido exemplares no seu comportamento cívico, deixando também uma palavra aos que ainda hesitam em seguir esta conduta, tentados por uma manhã de sol ou por uma falsa ideia de invencibilidade. Ficar em casa é salvar vidas», salientou o governante.