O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, reiterou a ideia de concluir os campeonatos nacionais até ao início de agosto e admitiu a possibilidade de jogos sem público.

«Temos vários planos para o recomeço das competições europeias, mas a 3 de agosto tudo terá de estar terminado. Neste momento estamos dependentes dos governos nacionais e, honestamente, acho que a melhor solução passará por jogar à porta fechada, com televisão», referiu o líder máximo do futebol europeu, em declarações ao canal televisivo alemão ZDF.

No entanto, o esloveno lembrou que tudo depende das decisões governativas face à pandemia de Covid-19. «A Liga dos Campeões e a Liga Europa devem estar terminadas no dia 3 de agosto. Estamos num contexto excecional e devemos ser flexíveis. Podemos jogar nas mesmas datas que as ligas locais, inclusive há mesma hora. Temos diferentes planos para o recomeço da Champions e da Liga Europa em maio, junho ou julho ou também existe a possibilidade de não voltarmos a jogar. Se as autoridades não nos permitirem jogar, não o podemos fazer», frisou.

O presidente da UEFA justificou a necessidade do regresso do futebol pelo facto de as pessoas estarem «nervosas e ansiosas». 

«A única decisão errada será decretar o regresso à competição enquanto tal constituir um risco para a saúde de todos. Quando se verificar que é seguro, não vejo qualquer problema. Precisamos de futebol, as pessoas estão nervosas e ansiosas», explicou.