Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro cumpre esta sexta-feira 25 anos e o Maisfutebol não poderia deixar de lhe enviar os parabéns. Do humilde bairro na freguesia de Santo António (Madeira) ao sumptuoso condomínio fechado que habita em Madrid; o português desafiou as leis de uma sociedade fechada, desabrochou nos campos de futebol improvisados, mostrou-se com a camisola do Andorinha, depois no Nacional e depois ainda no Sporting.
Filho de Dinis e Dolores Aveiro, recebe o nome em honra do apreço que os pais nutrem por Ronald Reagan, antigo presidente dos EUA. Tem três irmãos - Elma, Hugo e Cátia - e uma história de vida que se assemelha aos mais belos dos contos de fadas.
Daquele corpo franzino, desequilibrado e pueril, pouco resta. Hoje, no poderoso Real, Cristiano é uma máquina competitiva, um assombroso campeão, o melhor jogador do mundo em 2008 e o maior símbolo da Selecção Nacional.
Ao cumprir um quarto do século, Cristiano Ronaldo é já, indubitavelmente, um dos melhores futebolistas de todos os tempos e uma das marcas mais apetecíveis do planeta. Ronaldo, milhões, talento, sucesso, brilhantismo.
Tudo começou no baptizado...
Os primeiros passos de Ronaldo no futebol oficial são dados no Andorinha. Treinado por Francisco Afonso, já «chorava e protestava» quando perdia. A obsessão pela vitória é cultivada bem cedo. No dia do baptizado, por exemplo, o padre e os comensais tiveram de esperar 30 minutos. Tudo por culpa do futebol, claro está.
Aos dez anos é protagonista de uma transferência que agita a pacatez do seu bairro. Custa 20 bolas e dois jogos de equipamentos ao Nacional. O impulso para o estrelato. Do Funchal muda-se para Lisboa e para o Sporting Clube de Portugal. Tem 11 anos e um cerrado sotaque madeirense. Na capital é muitas vezes alvo da troça. Passa as noites a chorar, agarrado à almofada e às saudades de casa.
Até chegar à equipa principal dos leões, tem de esperar apenas seis anos. Aos 17 é lançado por Boloni e segue os passos de Futre, Figo e Simão. Sai das escolas de formação e impõe-se rapidamente no plantel principal. O Manchester United percebe o valor de Ronaldo e, após o jogo de inauguração do Alvalade XXI, Alex Ferguson faz questão de levá-lo para Old Trafford. «Foi o melhor jogador que já treinei», disse recentemente o escocês.
... e ainda não se sabe onde vai acabar
Entre polémicas e conquistas, o nome de Cristiano é incontornável. Está um pouco por todo o lado. Faz as delícias da imprensa cor-de-rosa e dos jornais desportivos.
Em Madrid desde o Verão de 2009, nem uma complicada lesão e os intrincados vaticínios de um auto-intitulado bruxo o demovem. Ronaldo quer ganhar tudo com o Real e aposta forte no Mundial 2010. O duelo com Messi permanece vivo e ardente.
Mas, melhor do que as palavras, são mesmo as imagens. Recorde alguns dos mais belos momentos do internacional português e envie-lhe os parabéns.
Vídeos de Ronaldo: