O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou nesta segunda-feira com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, e no discurso prévio à colocação da insígina declarou que o internacional português «tem feito qualquer coisa absolutamente única», que é dar «alegria a milhares de pessoas», numa alusão ao povo português.

Cavaco Silva sublinhou que «Cristiano Ronaldo tem sido um embaixador de Portugal com presença simultânea em todos os continentes» e acrescentou que ele próprio testemunhou «as referências que são feitas a Ronaldo nas visitas oficiais ao estrangeiro».

O Presidente da República revelou que muitas vezes são os próprios Chefes de Estado os «os primeiros a perguntar por Ronaldo».

Cavaco Silva declarou que o madeirense «não tem prestigiado apenas o nome de Portugal no mundo, tem feito qualquer coisa que é absolutamente única, traz alegria a milhares» de pessoas.

«Quando entra em campo, não tem apenas dez companheiros de equipa, tem ao lado 10 milhões de portugueses», destacou.

«Para eles, a vitória de Ronaldo é fonte das maiores alegrias e fonte de ligação à mãe-pátria. Cristiano Ronaldo tem o condão de unir os portugueses, num tempo em que Portugal tanto precisa da união dos portugueses.

Cavaco Silva quis ainda recordar «um momento particular da carreira» do CR7, «quando marcou um golo e olhou para o céu em memória do pai», falecido pouco antes.

«Foi um gesto que emocionou milhares, mas demonstra a sua ligação à familia. É um gesto que os portugueses não esquecem, mas é um gesto que o liga também às origens, à Madeira», frisou.


«É por tudo isto, pelo exemplo que tem dado aos jovens portugueses e apoio a causas sociais em Portugal, que decidi distingui-lo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique», concluiu.