Cristiano Ronaldo não vai jogar contra a Grécia e não tem prazo para voltar a treinar. Foi evidente a preocupação de Paulo Bento, em conferência de imprensa, sobre a condição física do extremo do Real Madrid e o selecionador chega mesmo a admitir a possibilidade do capitão da seleção não participar no primeiro jogo do Campeonato do Mundo frente à Alemanha. Para já, o selecionador prefere oferecer toda a tranquilidade para que Cristiano Ronaldo chegue ao Brasil sem pressão e com as melhores condições físicas possíveis.

O selecionador começou por fazer um balanço do estágio de Óbidos que termina este sábado com o jogo no Estádio Nacional frente à Grécia. «Em ternos daquilo que pretendíamos, do trabalho que pretendíamos realizar, uma parte significativa foi conseguida. Tinha a ver coma reabilitação dos jogadores, com a informação e com o trabalho prático de algumas coisas que queríamos testar. Depois, em função de alguns condicionalismos, Ronaldo não é o único jogador que está condicionado, tivemos de ajustar algumas situações nos treinos. O Ronaldo estará amanhã connosco, mas não competirá», começou por destacar.

Ronaldo esteve na primeira resposta do selecionador e foi uma constante ao logo da conferência de imprensa, sendo notório que é um assunto que o selecionador está a tratar com todas as cautelas, preferindo, por exemplo, não ficar uma data para o regresso do extremo aos treinos. «Não temos prazo. Temos uma ideia em que primeiro lugar está o bem-estar do jogador. Antes de serem jogadores, sãos seres-humanos, essa é a nossa principal preocupação. Não vamos definir prazos, vamos deixar os jogadores tranquilos, que recuperem da melhor maneira possível», destacou.

Bento admite defrontar Alemanha sem Ronaldo

Uma recuperação sem prazo que até se pode estender até ao início do Campeonato do Mundo, mesmo para além do primeiro jogo da fase de grupos, frente à Alemanha. «Na minha cabeça devem estar todos os cenários. Não posso é colocar qualquer tipo de pressão sobre qualquer jogador para competir sem estar em condições. Vamos tentar junto do departamento médico para que quem esteja lesionado possa voltar para competir nas melhor condições . queremos chegar ao dia 16 e ter todas as pessoas para competir. Portugal terá de ser uma equipa que possa competir com os jogadores que normalmente são opção, mas que possa competir também com jogadores que normalmente não fazem parte das opções iniciais», referiu.

O dia 16, referido pelo selecionador, é a data do primeiro jogo com a Alemanha, mas até ao dia anterior, o selecionador pode promover alterações no grupo dos 23, em caso de problemas físicos. «Os jogadores sabem que há a possibilidade até dia 15, no caso de acontecer alguma infelicidade,de haver alterações na convocatória. O nosso trabalho passa por gerir da melhor maneira os 23 que temos aqui, para depois, no dia 16, possam estar todos em condições de competir, não criando uma pressão acrescida. Começamos o Campeonato do Mundo no dia 16, mas depois temos mais dois jogos nos dias seguinte», explicou.

Este sábado, no Jamor, além de Cristiano Ronaldo, há outros jogadores limitados. Pepe, segundo revelou o selecionador, também não será opção. «Estamos com alguns condicionalismos, que levam a que alguns jogadores não possam ser utilizados. Temos pouco mais de 24 horas para o jogo, temos uma ideia do que podemos fazer, mas ainda vamos ver como os jogadores vão evoluir. logo decidiremos o onze que vamos apresentar. Vamos prepara-nos para ter mais de uma solução e veremos se a iremos aplicar desde o início ou no decorrer do jogo, em função de vários aspetos», destacou ainda.