A eliminação da campeã mundial Alemanha foi a grande surpresa do GRUPO F do Mundial. A Mannschaft foi derrotada pela Coreia do Sul por 2-0 e despediu-se da Rússia no último lugar do grupo, atrás das apuradas Suécia e do México, que respirou de alívio depois de perder com os nórdicos por 3-0.

Ao todo, são já 14 as equipas apuradas para os oitavos de final e 15 o número de seleções eliminadas. É este o ponto da situação no final do penúltimo dia da fase de grupos do Mundial 2018.

Brasil, Suíça, Suécia e México juntaram-se nesta quarta-feira a Rússia, Uruguai, Espanha, Portugal, França, Dinamarca, Croácia, Argentina, Bélgica e Inglaterra no lote das seleções que já reservaram lugar nos oitavos de final da competição.

São também já várias as seleções que já se despediram da Rússia, seja porque já realizaram os três jogos da fase de grupos, seja por já estarem matematicamente arredadas à entrada para a última ronda: destaque maior para a Alemanha, claro, que se junta a Coreia do Sul, Arábia Saudita, Egito, Irão, Marrocos, Peru, Austrália, Nigéria, Islândia, Costa Rica, Sérvia, Tunísia, Panamá e Polónia.

O primeiro critério de desempate na fase de grupos, recorde-se, é a diferença de golos em todos os jogos do grupo, seguido dos golos marcados também em todos os jogos. Só depois entra o confronto direto: resultados entre as equipas empatadas, diferença de golos, golos marcados.

E depois disso tudo, ainda há o critério disciplinar, num ranking de fair play por pontos: -1 para cartão amarelo, -3 para segundo amarelo, -4 para vermelho direto. E no fim de tudo, se ainda persistir o empate, haverá lugar a um sorteio.

Veja aqui resultados e classificação do Mundial  

Todos os jogos do Mundial EM DIRETO