A Croácia bateu a Sérvia por 2-0, em Zagreb, no grande derby dos Balcãs, e destacou-se no topo da classificação do Grupo A da fase de qualificação para o Mundial-2014, com mais três pontos do que a Bélgica que, ainda esta noite, visita a Macedónia. Um encontro histórico entre dois «inimigos» que se defrontaram pela primeira vez com os atuais nomes desde a desintegração da Jugoslávia e que ficou marcado por dois erros de Aleksandar Kolarov, médio do City, que ditaram o resultado final.

O jogo começou praticamente com uma falta do croata Kranjcar

sobre o sérvio Tosic e depois outra do sérvio Kolarov sobre o croata Rakitic, mas o tempo de guerra já lá vai (vinte anos) e esta tarde o embate foi mais de futebol. E nesse aspeto, os croatas, nesta altura, têm melhor equipa do que os sérvios e foi com naturalidade que chegaram ao intervalo a vencer por 2-0.

Com o Estádio Maksimir a transbordar, Mario Mandzukic abriu o marcador aos 23 minutos depois de um tremendo erro de Aleksandar Kolarov que, na saída para o ataque, ofereceu a bola ao «inimigo» e permitiu que os croatas chegassem à sua área com quatro jogadores para apenas dois defesas. O avançado do Bayern só teve de encostar. Quinze minutos depois, Ivica Olic, outro croata que joga na Bundesliga, ampliou a vantagem, na sequência de um livre de Srna da direita, marcado em arco para o segundo poste, Kolarov deixou passar e o avançado do Wolfsburgo apareceu nas suas costas para encostar.

Em pouco mais de meia-hora, a equipa de Mihajlovic perdia a esperança de voltar à luta por um lugar no Campeonato do Mundo. Com este desaire, a Sérvia fica a nove pontos da Croácia e terá, agora, de aguardar por um milagre para voltar a ter esperança antes de receber a Croácia a 6 de setembro.

As equipas apresentaram-se com as seguintes formações:

CROÁCIA: Pletikosa; Corluka, Simunic, Strinic (Lovren, 82m) e Srna; Modric, Kovacic, Rakitic e Kranjcar (Vida, 63m); Olic (Vukojevic, 83m) e Mandzukic

SÉRVIA: Brkić; Ivanovic, Subotic, Nastasic, Kolarov, Radovanovic, Ignjovski (Petrovic, 75m), Stevanovic (Tadic, 57m), Tosic, Duricic e ¿cepovic (Djordjevic, 9m).

O golo de Mandzukic:



E o golo de Olic: