O Benfica venceu o Leipzig por 2-1 na primeira jornada da edição deste ano da Youth League.

Tiago Dantas marcou de livre direto na primeira parte, o conjunto alemão empatou na segunda parte, por Holm, mas Tiago Araújo, também de livre direto, fez o 2-1 aos 87 minutos e garantiu o triunfo encarnado.

Com este triunfo, e tendo em conta que o Lyon venceu o Zenit por 4-2, as águias saem da primeira ronda como líderes do grupo, juntamente com a equipa francesa.

Um ombro amigo para a vantagem ao intervalo

Numa primeira parte com várias oportunidades para marcar, de parte a parte, o Benfica chegou ao intervalo a vencer graças a um golo de Tiago Dantas… que contou com um ombro amigo.

Num livre lateral batido pelo médio encarnado, a bola desviou no ombro de Amededejisso e traiu o guarda-redes.

Da primeira parte desta estreia do Benfica nesta edição Youth League, começou a formar-se também uma certeza: Morato, central brasileiro contratado pelo Benfica ao São Paulo, tem um enorme potencial.

Recorde o filme do jogo

Não só demonstrou enorme segurança defensiva, formando uma dupla de qualidade com Pedro Álvaro, como surpreendeu pela facilidade a sair a jogar, não temendo apostar em passes verticais para desconstruir a defesa adversária.

Na segunda parte, porém, o Leipzig entrou com mais vontade. O Benfica ainda ameaçou uma ou outra vez, mas acabou por sofrer um golo em contra-ataque, apontado por Holm.

O Benfica aí vacilou um pouco. Apesar de manter maior domínio ofensivo, a equipa encarnada desequilibrou-se defensivamente e sofreu bastante, sobretudo em contra-ataque.

Num dos lances, o falhanço de Winter é inacreditável. Com Celton Biai batido e com a baliza escancarada, o jogador do Leipzig atirou… ao poste.

Só que quando tudo parecia apontar para um empate, Tiago Araújo teve um livre mesmo ao jeito do seu pé esquerdo e desenhou um perfeito arco para o triunfo do Benfica.

[artigo atualizado]