Eleições Benfica: debate entre Rui Costa e Francisco Benitez

    • 7 de Outubro de 2021
    • 23:30

      «Promete que o nome do clube não volta a estar envolvido em suspeitas?»

      Benitez faz pergunta do título.

      Rui Costa: «Quando fez a pergunta do Footlab, o Footlab não é parceiro do Benfica. A única vez que houve uma entrada do Benfica no Footlab foi no campo de férias. Não andei a rejeitar tudo o que rejeitei na minha vida para me servir do Benfica, para me aproveitar do clube. Se quiser que ponha aqui contratos, eu ponho, se quiser que ponha o contrato de administrador, com prémios de campeão que nunca recebi, por opção própria, para depois enganar o meu próprio clube com comissõezinhas ou alugueres de campo de 60 euros? Dois, leu mal os estatutos, o José Gandarez não está a incumprir estatuto nenhum.»

    • 23:23

      Rui Costa pergunta a Benitez

      Rui Costa: «Só quero perguntar se vai respeitar a decisão dos sócios no dia seguinte, se não vencer»

      Benitez: «Claro, vou respeitar como sempre respeitei a vontade dos adeptos. Está a pedir-me união. A união não se pede, conquista-se. Seja transparente, seja democrático e ambicioso e a união acontece. Se não respeitar os compromissos, não esteja à espera que eu seja conivente. Nessa perspetiva, terá todo o meu apoio para cumprir o que promete.»

    • 23:20

      Benitez pergunta a Rui costa

      Benitez: «Porquê acreditar que novas promessas não são apenas jogada eleitoral e que o comportamento da última década não é igual, uma vez que as pessoas que tem na equipa são as mesmas?»

      Rui Costa: «Não sou um elemento de campanhas, não apareci no Benfica para as eleições. Essa parte é conhecida, o que fiz e prescindi pelo Benfica, inclusive na minha carreira. Tenho de ser avaliado pelos três meses que estive como presidente. O Benfica tem o seu historial, eu faço parte, para o bem e para o mal. Perdi campeonatos? Também ganhei seis, taças de Portugal, taças da Liga. Parece que existo só para o mal do Benfica. mas o meu benfiquismo permite-me aguentar isso. As pessoas que me conhecem e que não estejam no ponto de criticar tudo, sabem perfeitamente da minha lealdade para este clube. Dei mostras da minha lealdade na minha vida, eu sou do Benfica, dei mostras de ser leal ao clube. Não tenho de estar aqui a falar do verão de 93, a minha ida para Itália...Podia voltar mais cedo? Como? O Nuno Gomes voltou mais cedo? A Fiorentina entrou em falência, e o Nuno Gomes terminou contrato, o que não sucedeu comigo. Fui para o Milan por 45 milhões de euros, o Benfica tinha esse dinheiro?»

    • 23:11

      Futebol feminino

      Rui Costa: «Se retirarmos ano Covid, podemos contabilizar dois anos completos e um que se inicia agora. Pouco mais há a fazer do que elogiar o trabalho a ser feito. Subimos de divisão, podíamos ter sido campeões [campeonato interrompido pela pandemia] e estamos na Liga dos Campeões. Daqui a pouco, acredito, só entra na Champions masculina quem tiver futebol feminino e aí já estamos à frente. É um projeto para crescer, temos de criar mais infraestruturas para albergar não só o futebol feminino, quer modalidades, temos de criar um pólo em Lisboa e alargar o Seixal. Quando estiver estável, passar o futebol feminino para SAD.»

      Benitez: «No futebol feminino, estamos de acordo. É pena termos sido dos últimos grandes a chegar, mas ainda bem que chegámos. Ainda bem que admite que pode ir para o Seixal. Para nós, o futebol feminino deve entrar no conceito da SAD. Estou de acordo que temos de avançar para um centro de alto rendimento, mas não me faz sentido colocar aí o futebol feminino. Foi pena não termos jogado na Luz com o Bayern Munique. Em jogos desta dimensão, devia ser possível o futebol feminino jogar na Luz.»

    • 23:04

      Infraestruturas

      Benitez: «Temos dois planos grandes e a filosofia é a mesma: dar conforto e rentabilizar. As nossas ideias têm a ver com dentro do estádio melhorar a dinâmica do mesmo. Substituir os paineis digitais e acrescentar mais, para poder passar publicidade e aí criar envolvência maior. Melhorar as cadeiras e transformar o estádio para que o estádio viva fora dos grandes jogos. Temos uma quantidade enorme de lugares de estacionamento que podem ser rentabilizados. Se o Benfica falar com o Metro em que haja uma galeria direta para o estádio, podemos rentabilizar o estacionamento e dão vida ao estádio. É uma ideia, não é uma crítica. Pavilhões o mesmo: renovar painéis e melhorar conforto.»

      Rui Costa: «A situação do estádio está lá clara, o que é o interior, o som é para melhorar, os leds também, está tudo no manifesto. Para além disso, creio que temos de dar mais imponência ao estádio por fora do que aquela que ele tem hoje. Pavilhões também, há ali um espaço que não me agrada muito, entre a área comercial e os pavilhões que não se distinguem. O Benfica não precisa de carros para as pessoas virem ao estádio, precisam que venham ao estádio para virem ao estádio.»

    • 22:51

      Modalidades

      Rui Costa: «Tudo o que seja o manto sagrado, para mim vale o mesmo. O voleibol tem sido o mais vencedor, mas iniciámos um projeto em que temos 10 equipas, cinco masculinas e femininas e precisamos de algum tempo. Mas sendo o Benfica, tem de se ganhar. Há duas equipas que têm de se igualar [aos rivais], foi feito um ataque no mercado para haver um encosto aos rivais. Vamos querer ganhar nas 10 equipas das modalidades.»

      Benitez: «Estou de acordo que no feminino estamos bem, no masculino não. Temos falhado em levar adeptos ao pavilhão. Como podemos aproximar os adeptos? Devia apelar-se aos adeptos a ir ao pavilhão nos altifalantes do estádio. O orçamento ser repartido por modalidade e assim perceber que gestão é necessária. Quem são [as pessoas da estrutura para as modalidades]? São profissionais bons e os profissionais bons, têm emprego e no dia 10 irão dizer às empresas em que trabalham que vêm.»

    • 22:47

      Formação Benfica

      Benitez: «A verdade tem de ser dita e aqui há um legado de Luís Filipe Vieira que temos de reconhecer. Esta formação do Seixal permite-nos formar talentos, mas estamos a formar para vender, tal como compramos para vender. Temos de formar para ganhar. Ao fim de seis meses, temos logo um frenesim para vender um jogador que se destaca. Está aqui um exemplo, a formação é um caminho de mística e é isso que queremos. Transmitir e recuperar a mística da formação.»

      Rui Costa: «Bem haja que alguma coisa foi bem feita. O Seixal não tem apenas a ver com a formação, mas é a casa da equipa principal também. Tem sido feito um trabalho de excelência, temos jogadores espalhados pelo mundo inteiro, temos jogadores da formação em quase todos os clubes na Liga. É evidente que há uma porta de entrada para a equipa principal, mas ela tem de ser aberta também pelos jogadores. Temos muitos campeões nacionais saídos da formação. As transferências não têm apenas a ver com o dinheiro que entra, tem a ver com as decisões dos próprios jogadores. Isto tem muito a ver com própria projeção da Liga.»

      Benitez: «Esse é sempre o argumento, por isso dizia que o Benfica tem de liderar com a Liga. Mas o que acaba de dizer não é verdade a 100 por cento. Eles querem ir para melhores ligas e é aí que o Benfica tem de trabalhar. Se estivermos constantemente nos oitavos e quartos da Champions, eles já não querem sair.»

      Rui Costa: «Isso é uma assunção sua, nunca lidou com jogadores, eu lido com eles todos os dias. Não é só aos jogadores da formação do Benfica, o panorama em Portugal é que nós, todos, não conseguimos dar aos jogadores financeiramente e o estatuto que as Big-5 dão. Independentemente da nossa prestação europeia. O que o jogador pretende é dar o salto. Nós temos de impedir esse processo o maior tempo possível. Isto envolve jogadores, os seus empresários. Falo com conhecimento de causa.»

      Benitez: «Assim que o João Félix começou a dar nas vistas, vocês enviaram emissários para todos os lados. Vieira andou em Itála a dizer que ele era o novo Cristiano Ronaldo. Não estou a dizer que eles não vão embora, não podemos é deixá-los sair quando eles ainda não venceram nada no Benfica»

      Rui Costa: «Acredita que para vender um João Félix tivemos de andar a bater à porta de alguém? Deu o pior exemplo de todos, acha que algum clube em Portugal pode recusar 120 milhões de euros?»

      Benitez: «Não, vocês provocaram-na.»

    • 22:32

      Objetivos para o futebol

      Rui Costa: «Ninguém pode estar numa posição destas, num clube como este e não pensar que tem de liderar o futebol nacional. Temos de recuperar a liderança. Há uma estratégia bem delineada para o futebol. Um plantel curto, homogéneo, usando a nossa formação, de maneira que seja um plantel que nos permita pensar que vamos ser líderes a nível nacional e que vamos ter papel importante na Europa, como esta época está a correr. Em relação a entidades ou não, o Benfica tem de liderar em tudo, nas instituições no seu papel social. A relação com os rivais? Sporting e FC Porto serão sempre rivais, em termos de indústria de futebol o que tem de ser feito será feito, em relações pessoais, mantêm-se as que têm comigo, mas de respeito e de defesa do meu clube.»

      Benitez: «Vamos objetivar: o que queremos é hegemonia, ganhar três campeonatos em quatro e uma presença constante nos oitavos e quartos de final da Champions. Vamos ter uma estrutura e depois construir estratégia. Gosto de ouvir falar que quer plantéis curtos, ainda bem, antes não pensava assim. Com contratações cirúrgicas e a partir daí definir o perfil para o jogo. O Benfica tem de se dar ao respeito, a relação com Liga e FPF tem sido menos ativa do que aquilo que eu gosto. Rivais? Os nossos pilares são transparência e democracia e não vamos relacionar com nenhum clube em que esses valores não sejam pilares também, para esses, a porta da Luz está fechada.»

    • 22:22

      Política de Transferências

      Benitez: «Acho que andámos a navegar à vista. Num dia, o chief scout tem muita importância, depois não. Num dia, é o treinador que diz quem se contrata, no outro não. Não podemos ser um entreposto. O Benfica não pode comprar jogadores para vender, tem de comprar jogadores para vencer. Queremos acabar com a intermediação. Não é acabar com os agentes, é com os intermediários. Qual é a mais-valia que o senhor Bruno Macedo deu, que depois acabou na operação 'cartão vermelho'? É uma boa forma de baixarmos custos.»

      Rui Costa: «A visão da Lista A é a deste mercado. Contratou 7 jogadores que estão a fazer a diferença. O que procurámos foi que as contratações fossem bem miradas. Buscámos um seis e um oito porque eram as necessidades. O scouting conta sempre. É o scouting que faz estas análises constantes para depois nós escolhermos. O scouting analisa, não contrata. O papel do Scouting tem sido enorme. Nos 100 milhões de euros do ano passado contratámos internacionais pelas suas seleções. Não posso contratar jogadores dos quais gosto muito, mas que não servem o meu treinador. Há aqui um triângulo em que as contratações sejam efetivas.»

    • 22:15

      Casas do Benfica

      Rui Costa: «São as embaixadas do Benfica. O que me faz estar aqui é a junção do clube e as casas têm papel fundamental, porque o Benfica não é só Lisboa. Têm passado por dificuldades com a pandemia. É preciso que angariem mais sócios. A remodelação de maior parte das Casas está feita. Muitas têm atividades desportivas, uma delas é vice-campeã de futebol de praia. Têm de fazer parte da vida do clube.»

      Benitez: «Não gosto de chamá-las de braço armado, mas sim de braço amado. Ainda bem que o Rui andou por lá. Já há algum tempo que não as visitava. As Casas estão a passar por dificuldades enormes. Houve algumas em que os donos das casas avançaram com próprio património. Grande parte dos sócios das Casas nao são sócios do Benfica, são apenas das Casas. E as Casas precisam de dinheiro. Cada sócio novo que as Casas tragam, elas recebem vitaliciamente 25 por cento dessa quotização. Outra ideia: uma central de compras para elas e baixar o custo. As Casas têm de ser preservadas.» 

    • 22:01

      Sócios e Red Pass

      Benitez: «Cada sócio que traga um sócio deve ter um desconto. Queria falar do Cartão do Adepto. A Lista A demonstra passividade. Quem está a ser prejudicado é o Benfica, a maior massa adepta de Portugal. Devíamos ser muito mais ativos. Falar com Liga, FPF e falar com o Governo. Se eles não quiserem avançar, avança o Benfica e põe o estado em tribunal. Oiço que se têm feito algumas coisas, mas não vejo nada palpável. O Benfica tem de liderar.»

      Rui Costa: «Esqueceu-se da APCDV, temos feito reuniões com eles. Temos estado muito ativos [por causa do Cartão do Adepto]. Temos feito sucessivos encontros com sócios e esperamos uma redução de 50 por cento das áreas do 'maldito' cartão. Vamos esperar pelo jogo do Bayern e depois abrir a venda de Red Pass. Esse cartão do Adepto é uma aberração.»

    • 22:00

      Regulamento eleitoral

      Rui Costa: «Vai haver eleições daqui a dois dias e como Benitez disse, não havia assim há muitos anos. Aceitei tudo, colaborei com tudo, de consciência que isto era preciso. Não existe apenas porque o movimento Servir o Benfica o quis, mas porque eu também assim o quis. Que as eleições decorram 'à Benfica', com grande afluência,»

      Benitez: «O que tenho a dizer? Retirar mérito ao nosso movimento e aos sócios que foram à AG extraordinária não me parece bem. O que o candidato da Lista A não disse é que foi obrigado a ter de o aceitar. O regulamento acabou por não ser ratificado porque um elemento da Mesa disse para se acabar com a AG. Depois disso, sim, houve abertura. A sua direção nem apresentou um regulamento, pegaram no nosso e avançaram. Ainda bem que marcou as eleições para agora porque o Benfica está a vencer e isso deixa-me sempre contente. Mas quando assumiu, devia ter dito logo quando eram e em vez de estarmos aqui dois, estávamos aqui três ou quatro.»

      Rui Costa: «Não foi ratificado o regulamento na AG porque tinha irregularidades. O próprio Benitez sabe que ele não era regular. Não pode estar a julgar algo que correu mal na AG quando não podia ser feito naquele próprio dia. Depois foi emendado e chegámos a um consenso. Ninguém aqui é obrigado a nada. Estou como presidente há três meses. A primeira premissa foi 'quero tudo claro', quero tudo limpinho'. Nunca disse que tirava o mérito ao movimento, falei apenas da minha posição»

      Benitez: «O senhor foi eleito numas eleições que não foram democráticas e não ouvi dizer isso.»

      Rui Costa: «Não precisa de me ensinar o que é o Benfica.»

      Benitez: «Nunca o ouvi dizer que não foi eleito no ano passado sem um regulamento eleitoral. Houve debates?»

       

    • 21:48

      SAD: 'governance'

      Benitez: «Temos de ter mais pessoas a perceber de futebol e, no meu caso, não vou tolerar pessoas que não sejam benfiquistas. É um ponto de honra. Estas pessoas vão definir um plano estratégico e vão apresentar-me uma estrutura com um responsável pelo scouting e futebol de formação. Comigo, os administradores da SAD só recebem prémios quando houver resultados desportivos e, repito, e financeiros.»

      Rui Costa: «Vejo que na lista B há muita gente a perceber de futebol. Ouvi falar de um diretor desportivo, de um diretor geral. Não sei se sabem a diferença. Também ouvi falar em administradores para o futebol. Estarei eu na SAD, temos as coisas bem delineadas, não é verdade que não haja uma estratégia, há coisas a melhorar. há uma série de regras a mudar no futebol europeu e é preciso que quem esteja à frente do futebol tenha conhecimento.»

    • 21:40

      Auditoria Forense

      Rui Costa: «Porquê uma auditoria? Porque há processos em curso. O Benfica já é auditado e estou disponível para fazer todas as auditorias necessárias e para que os sócios tenham noção do que é feito internamente, quero que venham aos jogos orgulhosos do que se passa dentro e fora do campo.»

      Francisco Benitez: «Acho interessante o candidato da lista A dizer que há uma auditoria forense em curso, quando não o disse antes aos sócios. Mais uma vez, faz nas costas. O que queremos é uma auditoria ao grupo. Não é só na SAD. Acho estranho que há 13 anos que aqui está, não teve esta ideia antes. Como jogador foi enorme, como gestor parece que deixou de ver tudo. Queremos que seja uma empresa independente do Benfica para conseguirmos arrumar a casa.»

      Rui Costa: «A auditoria foi anunciada por mim e mais ninguém. Em relação aos 13 anos que aqui estou, o Benfica não foi acusado de nada, os processos têm a ver com coisas fora do Benfica e não dentro. A minha visão fora de campo continua boa. Esperemos por ele [Vieira] e pelo Benfica que não haja acusações.»

      Benitez: «Não basta estar aqui preocupados com haver crime ou não. O facto de um presidente do Benfica ter arrastado o nome do clube para os jornais, é demasiado mau. Estou a dizer que antes de fazer a auditoria, devia ter dito aos sócios que a ia fazer e quem a ia fazer. Ao não dizer nada, dá a sensação de se o resultado for bom é uma coisa, se não for é outra.»

      Rui Costa: «Não anunciei porque isto é para ser feito, não é para ser propagandeado.»

    • 21:37

      Processos Judiciais

      Benítez: «Estamos aqui porque o ex-presidente foi preso. Por causa de crimes graves. O que me assusta é que Vieira diz que não assinou sozinho. Portanto, estes casos podem voltar a suceder. Pessoas como Domingos Soares Oliveira e Miguel Moreira, ao contrário de outros que sairam, estes continuam cá. Concordamos na limitação de mandatos, diferimos nos anos. Queremos um portal da transparência para saber-se exatamente quem paga o quê.»

      Rui Costa: «Entrámos a falar do passado, é inevitável. E quer seja eu ou o senhor Benítez, vamos ter de lidar com processos em curso. O Benfica não está acusado de nada. Já disse que conto com Domingos Soares Oliveira. O que quero e creio que Benitez também, é que acabem estas situações. Esse portal da transparência existe na federação. É mais pertinente que as pessoas nos oiçam a nós a falar do que foi feito no mercado. Não fiz em setembro porque se podia pensar que era campanha. O que tem de suceder é que os sócios e adeptos tenham consciência do que se passa no Benfica.»

    • 21:31

      Debate vai durar hora e meia

      As partes acordaram que o debate vai ter 90 minutos, o mesmo que um jogo de futebol, portanto.

    • 21:19

      Benítez e Rui Costa já presentes

      Os dois candidatos à presidência do Benfica, Rui Costa e Francisco Benítez, já se encontram nas instalações do Museu Cosme Damião, para o debate.


APP MAISFUTEBOL

O MAISFUTEBOL na palma da sua mão!

Não falhe um golo, uma transferência ou uma notícia com a nossa aplicação GRATUITA para smartphone!
Maisfutebol App Android Maisfutebol App iOS Maisfutebol App Huawei