Os porta-estandartes Iúri Leitão e Patrícia Sampaio vão ter a companhia de mais 17 atletas portugueses na cerimónia de encerramento, que decorrerá, a partir das 20h, no Stade de France.
Ao seu lado, vão ter, entre outros, o medalhado Rui Oliveira, mas não Pedro Pichardo, prata no triplo salto.
Fatoumata Diallo, Francisco Belo, Jéssica Inchude, Leandro Ramos, Liliana Cá, Samuel Barata, Susana Santos, Tiago Pereira (atletismo), Vanessa Marina (breaking), Fernando Pimenta, João Ribeiro, Messias Baptista, Teresa Portela (canoagem), Maria Martins (ciclismo de pista), Angélica André (natação) e Teresa Bonvalot (surf) são os restantes atletas presentes.
Dos 19 atletas, apenas Teresa Bonvalot ainda não tinha estado em Paris, uma vez que as provas de surf decorram em Teahupo’o, na Polinésia Francesa.
A Sérvia sagrou-se este domingo tricampeã olímpica do torneio masculino de polo aquático, ao vencer a Croácia na final dos Jogos Olímpicos Paris2024, em que a Espanha somou o primeiro ouro no feminino, e o segundo depois de Atlanta1996.
A vitória por 13-11 na final permitiu ao conjunto sérvio imitar a Hungria, «tri» entre Sydney2000 e Pequim2008, e assegurar o domínio nesta modalidade, em que só a Grã-Bretanha, com quatro ouros no início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e um deles quando a competição foi disputada por clubes nacionais, tem mais ouros seguidos.
Portugal termina Paris 2024 com quatro medalhas, com destaque para o ouro no madison dos ciclistas Rui Oliveira e Iúri Leitão, que foi prata no omnium. Além disso, Pedro Pichardo foi prata no triplo salto e a judoca Patrícia Sampaio bronze em -78kg. Para a história ficam também 10 diplomas olímpicos.
Acumula, por fim, alguns pontos. Virtualmente, a ciclista portuguesa caiu para o 14.º lugar.
Estamos a cinco voltas do próximo sprint.
Maria Martins longe das líderes, mas no topo do pelotão.
Maria Martins é 13.ª.
Arranque dentro de minutos!
A Espanha venceu este domingo a Eslovénia por 23-22 e conquistou a sua quinta medalha de bronze no torneio olímpico masculino de andebol, repetindo o lugar no pódio alcançado em Tóquio2020.
A ciclista norte-americana venceu a terceira prova da corrida omnium e confirmou o favoritismo para a medalha de ouro, mas ainda falta a corrida por pontos que pode ditar muitas mudanças na classificação.
Maria Martins terminou foi eliminada no oitavo sprint, mas mantém o 13.º lugar da classificação geral.
Maria Martins terminou a prova de omnium eliminação no 13.º lugar. A ciclista portuguesa ainda resistiu, mas acabou eliminada.
Vai ficar tudo decidido na última prova, a corrida por pontos.
Maria Martins já corre na terceira prova da corrida omnium, a corrida eliminação.
Ciclista portuguesa parte do 11.º lugar, mas tudo pode mudar na quarta e última prova.