Sérgio Conceição foi treinador por Sven-Goran Eriksson em duas temporadas históricas na Lazio.
Um grande homem que tanto deu ao futebol. Descansa em paz, Mister! pic.twitter.com/qEHsamxRe5
— Sérgio Conceição (@CoachConceicao) August 26, 2024
O IFK Gotemburgo, a segunda equipa na carreira de Eriksson, destacou o enorme contributo do treinador para o futebol sueco.
«Estamos tão gratos pelas suas proezas, aquilo que fez no IFK Gotemburgo e pelo futebol sueco. Estamos também felizes por lhe podermos ter dito obrigado na primavera, em jogo em sua homenagem e ao dar o seu nome a uma das bancadas», assinalou o clube, em comunicado divulgado no site oficial.
💙🤍| Tack för minnena, Svennis. Vila i frid.
— IFK Göteborg (@IFKGoteborg) August 26, 2024
Våra tankar är hos Svennis familj och närmaste.#ifkgbg https://t.co/mBlwyCFepS
Diego Simeone, atual treinador do Atlético Madrid, jogou sob o comando de Eriksson na Lazio, equipa que o treinador sueco dirigiu de 1997 a 2001.
«Obrigado por tudo, Mister. Descanse em paz», escreveu Simeone nas redes sociais.
Gracias por tanto, Míster.
— Diego Pablo Simeone (@Simeone) August 26, 2024
Descansa en paz.#Eriksson pic.twitter.com/SzVfsn6PdY
Joaquim Evangelista, em nome do Sindicato de Jogadores, manifestou profundo pesar pelo desaparecimento de Eriksson.
«Sendo inequívoco aquilo que deu ao futebol, não apenas pelo que fez ao longo da carreira, com destaque para os cinco títulos no futebol português, mas pela forma como marcou diferentes gerações, hoje é um dia particularmente triste.
(…) A família do futebol certamente não esquecerá este treinador emblemático. Um exemplo de integridade pessoal e desportiva, conhecedor do poder transformador do futebol na sociedade. Uma figura incontornável que a saúde traiu, mas que nunca perdeu a boa disposição. Deixo um abraço à família e aos muitos amigos que deixa».
O futebol está de luto pelo falecimento de Sven-Göran Eriksson, treinador sueco que morreu aos 76 anos.@joaquim_sjpf , presidente do @sjpf_pt , endereça as mais sentidas condolências: https://t.co/Yi9QWrnxN7#Eriksson pic.twitter.com/FWQkHbz1Lh
— Sindicato dos Jogadores (@sjpf_pt) August 26, 2024
Eriksson nunca treinou o Liverpool, mas o clube de Anfield associou-se à onda de pesar pela morte do treinador sueco.
«Descansa em paz, Sven-Goran Eriksson. Os pensamentos de todos no clube estão com a família e os amigos de Sven, neste momento extremamente triste».
Rest in peace, Sven-Göran Eriksson.
— Liverpool FC (@LFC) August 26, 2024
The thoughts of everyone at the club are with Sven’s family and friends at this extremely sad time. pic.twitter.com/vn5qkn5RWc
Sven-Goran Eriksson comandou o Leicester entre 2010 e 2012:
«Sven-Goran Eriksson: 1948-2024. Foi com tristeza que soubemos da morte do antigo treinador do Leicester City Sven-Goran Eriksson. (…) O prestígio e estatuto que trouxe ao Leicester, bem como a sua personalidade calorosa e simples, ajudaram os ‘foxes’ a reconfigurarem a sua ambição e a construir um caminho para os mágicos sucessos que estavam por vir».
Everyone at Leicester City Football Club is deeply saddened to learn of the passing of our former Manager, Sven-Göran Eriksson.
— Leicester City (@LCFC) August 26, 2024
Our thoughts are with Sven’s family and friends at this sad time 💙
Já depois da segunda passagem pelo Benfica, Eriksson comando a Sampdoria entre 1992 e 1997.
«A primeira palavra que nos vem à mente quando pensamos nele é dignidade. Dignidade desportiva, pela classe e respeito evidenciados em todos os momentos em mais de 40 anos de carreira. Dignidade humana por ter enfrentado com coragem e serenidade um adversário bastardo como o cancro, que o levou aos 76 anos. (…) Sven não nos deixa apenas um terceiro lugar histórico, uma Taça de Itália na estante ou uma final da Taça das Taças, que, simplesmente, escapou. Sven deixa-nos emoções, memórias indeléveis e, acima de tudo, um grande legado moral. Como cavalheiro amante do futebol que era. "Espero que se lembrem de mim como um homem positivo, que tentou fazer tudo o que era possível. Não lamente, sorria". Faremos exatamente isso».
Ciao e grazie Sven, mister, gentiluomo e sampdoriano.
— U.C. Sampdoria (@sampdoria) August 26, 2024
💙🤍❤️🖤🤍💙 pic.twitter.com/n9nYDGqHrJ
Sven-Goran Eriksson treinou o Manchester City na temporada de 2006/07:
«O Manchester City gostaria de expressar as sinceras condolências à família e amigos de Sven-Goran Eriksson, que morreu hoje aos 76 anos. As bandeiras em redor do Estádio Etihad estarão a meia-haste, em memória do nosso antigo treinador. (…) Os pensamentos de todos no Manchester City estão com a família e amigos de Sven».
A UEFA associou-se à onda de pesar pela morte do treinador sueco Sven-Goran Eriksson, que considera de «figura acarinhada no futebol», com uma mensagem de condolências partilhada na sua conta na rede social X.
«Em nome da comunidade futebolística europeia, todos na UEFA estão profundamente tristes por saber do falecimento de Sven-Goran Eriksson», refere o organismo que tutela o futebol europeu.
A UEFA recorda o sueco como uma «figura acarinhada no futebol», que venceu a Taça UEFA como treinador do Gotemburgo, em 1982, antes de levar a Lazio à conquista da Taça das Taças, em 1999.
L'UEFA, comme toute la communauté du football européen, est profondément attristée par le décès de Sven Göran Eriksson.
— L'UEFA 🇫🇷 (@UEFAcom_fr) August 26, 2024
Figure de football, Sven a remporté la Coupe UEFA en tant qu'entraîneur de l'IFK Göteborg en 1982 avant de mener la Lazio à la victoire en Coupe des vainqueurs… pic.twitter.com/Fy52kP5tgE
A Roma utilizou esta segunda-feira as redes sociais para lamentar a morte do antigo treinador de futebol, que morreu devido a uma doença terminal.
«A Roma lamenta o falecimento de Sven-Göran Eriksson. Ele liderou os Giallorossi de 1984 a 1987, vencendo uma Copa da Itália. Os nossos pensamentos estão com a sua família neste momento de dor».
L'#ASRoma piange la scomparsa di Sven Goran Eriksson. Ha guidato i giallorossi dal 1984 al 1987 conquistando una Coppa Italia. Il nostro pensiero va ai suoi familiari in questo momento di dolore. pic.twitter.com/5DnqI5U4B3
— AS Roma (@OfficialASRoma) August 26, 2024
A Lazio reagiu esta segunda-feira à morte de Sven-Göran Eriksson, treinador que conquistou uma Supertaça Europeia, um campeonato italiano e duas Supertaças.
«A Lazio tomou conhecimento com extrema dor e profunda emoção da notícia do falecimento de Sven-Göran Eriksson, treinador do segundo Scudetto e o treinador de maior sucesso da nossa história».
🙏 Il cordoglio del Club
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) August 26, 2024
➥ https://t.co/gnQ97cWlMc pic.twitter.com/QbNh9NK4Ne
A seleção inglesa utilizou, esta segunda-feira, as redes socias para deixar uma mensagem de condolência face ao falecimento de Sven-Göran Eriksson.
«Estamos profundamente desolados que Sven-Göran Eriksson, que comandou a Inglaterra de 2001 a 2006, tenha falecido aos 76 anos. Os nossos pensamentos estão com a sua família e amigos neste momento».
O treinador sueco orientou a seleção entre 2001 e 2006, tendo participado em dois Mundiais e um Europeu.
We are deeply saddened that Sven-Göran Eriksson, who managed the #ThreeLions from 2001 to 2006, has passed away aged 76.
— England (@England) August 26, 2024
Our thoughts are with his family and friends at this time.
Rest in peace, Sven. You will be greatly missed ❤️ pic.twitter.com/aLtqWAG8K4
O FC Porto reagiu, esta segunda-feira, à morte de Sven-Göran Eriksson, antigo treinador do Benfica na década de 80 e 90.
«É sempre uma honra defrontar treinadores deste gabarito. O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Sven-Göran Eriksson», escreveu o clube nas redes sociais.
É sempre uma honra defrontar treinadores deste gabarito. O Futebol Clube do Porto envia sentidas condolências à família e amigos de Sven-Göran Eriksson. pic.twitter.com/DHbWb5w5an
— FC Porto (@FCPorto) August 26, 2024
A Liga Portugal reagiu esta segunda-feira à morte de Sven-Göran Eriksson, antigo treinador de futebol que orientou o Benfica.
«A Liga Portugal lamenta profundamente a morte de Sven-Göran Eriksson, treinador que faleceu esta segunda-feira. Aos 76 anos, Sven-Göran Eriksson deixa um legado inesquecível, gravado na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar consigo ao longo de uma carreira brilhante», escreveu o organismo em comunicado.
«À família enlutada e a todos os amigos, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências».
Rivais no relvado, o Sporting não esqueceu Sven-Göran Eriksson no dia da sua morte, ele que era «uma grande figura do futebol mundial»
«O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Sven-Göran Eriksson, uma grande figura do futebol mundial. Aos familiares e amigos, o Clube endereça as mais sentidas condolências», escreveram os leões nas redes sociais.
De recordar que o técnico sueco orientou o Benfica, eterno rival do Sporting, entre 1982-1984 e 1989-1992.
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Sven-Göran Eriksson, uma grande figura do futebol mundial.
— Sporting CP (@SportingCP) August 26, 2024
Aos familiares e amigos, o Clube endereça as mais sentidas condolências. pic.twitter.com/P5AOXRQxd1
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), através do presidente Fernando Gomes, deixou uma mensagem de condolências pela morte de Eriksson.
«Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte de Sven-Goran Eriksson, um treinador profundamente marcante para o futebol português. A sua recente passagem pelo nosso país, onde foi homenageado pelo clube que por duas vezes representou em Portugal, o SL Benfica, confirmou o reconhecimento e admiração que toda a família do futebol português teve por ele. À frente do seu tempo, Eriksson destacou-se no Gotemburgo antes de servir o SL Benfica com o sucesso que todos sabemos. Além das suas qualidades e competência como treinador, Eriksson foi sempre uma pessoa amável, amiga e grata. O futebol português também está grato a um verdadeiro cavalheiro do futebol. Despediu-se da vida com a grandeza com que sempre marcou a sua postura. À sua família e amigos e ao SL Benfica, dirijo os meus sentidos pêsames», refere.