Desta forma, o Sporting conseguiu a primeira vitória sobre o Benfica desde novembro de 2023. Em simultâneo, este é o primeiro triunfo no reduto das águias desde junho de 2023. Quanto à tabela, o Sporting reforçou a vice-liderança da Liga, com 24 pontos, a um do líder Benfica.
Já eliminados da Taça Europa da FIBA, os leões disputam a quinta e penúltima jornada da segunda fase de grupos na quarta-feira, na Grécia, frente ao PAOK (18h15). No sábado – 7 de fevereiro (15h) – há receção ao FC Porto (5.º), para a 14.ª jornada da Liga.
Por sua vez, o Benfica visita o Imortal (6.º) no próximo sábado (15h).
Diogo Ventura é o destaque ao intervalo, com 17 pontos e cinco assistências – cinco triplos em sete tentados. No Benfica, Broussard – sete pontos e duas assistências – é o mais inconformado. As águias apenas conseguiram três triplos em 23 tentados, enquanto os leões aplicaram 11 em 22 tentativas.
O Sporting regista mais ressaltos (26-21), assistências (11-8) e pontos a partir do banco (14-9).
O Benfica não conta com Betinho Gomes desde a primeira parte, quando o antigo internacional português foi expulso.
#BasquetebolSCP | ⏸️ Tempo de intervalo e os Leões estão na frente do marcador no dérbi 💪 Vamos continuar, Leões! 🦁
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) January 31, 2026
🔴 29-49 ⚪ // #SLBSCP pic.twitter.com/RVsozjKUKH
Maior vantagem dos leões e o capitão a atingir os 17 pontos. A média do base é de nove pontos.
#BasquetebolSCP | Final do 1⃣.º Período:
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) January 31, 2026
🔴 15-26 ⚪ // #SLBSCP pic.twitter.com/bzteCFiBqX
Francisco Amarante (10 pontos) e Diogo Ventura (nove pontos) lideram o Sporting para a vantagem, sobretudo graças ao lançamento de três pontos. No Benfica, Sueing é o melhor marcador, apenas com três pontos. As águias apenas acertaram um triplo em nove tentados.
Há igualdade em ressaltos (12-12), mas o Sporting leva mais assistências (7-3).
Árbitros foram ao VAR e identificaram uma agressão do antigo internacional português. O poste / extremo atingiu Swenson com o punho.