Johan Cruyff, antigo jogador e treinador do Barcelona, deixou duras críticas a José Mourinho e à direcção do Real Madrid. «Mourinho comportou-se de uma forma que eu não gosto. Mas fez o que o deixaram fazer. Ancelotti é diferente, um pacificador. Não tenho a certeza se será melhor, mas com ele o Real terá mais classe», disse o antigo treinador holandês numa entrevista ao diário catalão Sport.

O antigo treinador do Barcelona descarta a ideia que o Real Madrid esteja dependente de Cristiano Ronaldo: «Há muita qualidade em toda a equipa. Mas ele faz os golos e a diferença, à semelhança do que acontece com Messi no Barcelona. É normal que haja alguma dependência, mas se por exemplo Xavi e Iniesta não colocassem as bolas, o que seria de Messi?».

Cruyff voltou às críticas sobre os 91 milhões de euros que o Real Madrid gastou na contratação do galês Gareth Bale: «Um jogador não pode valer tanto dinheiro em época de crise. Gosto imenso dele com futebolista e sei que é um ótimo rapaz, mas se começarem a julgar o seu rendimento em comparação com o preço vai ser um grande problema».