1. Quem fez o primeiro golo da época do Benfica?

É curioso que façam essa pergunta, porque tem graça. Foi Talisca, o que não é sequer uma novidade: o brasileiro marcou ao PSG, no primeiro particular da pré-temporada, e já tinha marcado também o primeiro golo da pré-época anterior, num triunfo sobre o Estoril. Funciona como uma espécie de talismã, portanto.

2. Qual foi a pergunta que marcou a pré-temporada encarnada?

Não foi de nenhum jornalista, não senhor. Foi de Gaitán. O argentino tinha falhado o primeiro dia de trabalhos e era uma incógnita quando um adepto lhe pediu que ficasse. «Para onde iria eu?», respondeu. Ou perguntou. Respondeu e perguntou ao mesmo tempo.

3. Houve algum momento para recordar da pré-época do Benfica?

Claro que sim, não vamos ser impiedosos. Já se sabe que o estágio no continente americano acabou em cinco jogos e cinco derrotas, duas delas nos penáltis, mas houve também momentos que valeu a pena guardar. Por exemplo aquele em que Mike Tyson visitou o balneário encarnado com a camisola do Benfica, afirmando-se adepto do clube.

4. Qual foi a primeira grande surpresa de Rui Vitória?

Nelson Semedo. O lateral direito tinha feito apenas um jogo da pré-época, quando Rui Vitória o lançou a titular na Supertaça, com o Sporting. Depois dele também Clésio, Gonçalo Guedes, Victor Andrade e Renato Sanches foram surpresas, em fases diferentes.

5. É verdade que Jorge Jesus não tirava o Benfica da cabeça?

É verdade, sim senhor. Depois do jogo da apresentação do Sporting, frente à Roma, por exemplo, disse que a Supertaça era «um troféu que a grande massa associativa do Benfic... do Sporting» deseja muito ganhar. «O chip não está mudado totalmente», admitiu.

6. O início da Liga teve alguma coisa de especial?

Teve, teve. Até mais do que uma. Antes de mais o Benfica goleou, o que não acontecia há 18 anos, desde uma vitória por 4-0 sobre o Campomaiorense. Em segundo lugar, os três grandes ganharam, o que não acontecia há mais de vinte anos, desde 1994/95.

7. Qual foi a jornada com mais adeptos?

Foi logo a primeira. Muito à boleia de Benfica, que teve 52 mil pessoas no jogo com o Estoril, e do FC Porto, que teve 48 mil espetadores no Dragão. Tudo junto foram 150.296 adeptos que estiveram nos estádios da Liga, um recorde absoluto desde que há registos.

8. Durante quantas jornadas foi o Benfica líder da Liga?

Durante doze jornadas. Foi líder logo após o primeiro jogo, em igualdade com Sporting, FC Porto, Arouca, União da Madeira, Sp. Braga e Paços de Ferreira, voltou a ser líder à 21ª jornada, em igualdade com o Sporting, e agarrou por fim a liderança na jornada 25, quando venceu em Alvalade e ultrapassou o Sporting, para se isolar na frente. Até ao fim foram dez jornadas sempre como líder, para acabar campeão nacional.

9. Já agora, quantos líderes teve este campeonato?

Foram sete: Benfica, Sporting, FC Porto, Arouca, União da Madeira, Sp. Braga e Paços de Ferreira. No entanto só o Sporting (durante quinze jornadas), o Benfica (durante dez jornadas), o FC Porto e o Arouca (ambos numa jornada) foram líderes isolados. Refira-se já agora que o Sporting passou 22 das 34 jornadas na frente, mas acabou em segundo.

10. Qual é a semelhança entre Rui Vitória e Lopetegui?

Pode parecer estranho, mas sim, há uma: ambos pediram a colocação de uma torre de vigia no campo de treinos. A ideia não é nova, Luis Enrique já o fazia no Celta de Vigo, por isso Lopetegui importou a estrutura para Portugal e Vitória seguiu-o um ano depois.

11. Sabia que os benfiquistas foram os primeiros a votar?

O Benfica jogava na Madeira, frente ao União, por isso os jogadores portugueses, os treinadores, os dirigentes e funcionários do clube usaram uma prerrogativa que lhes permitiu exercer o direito de voto nas Legislativas antes dos restantes portugueses.

12. Qual foi primeira enorme vitória de Rui Vitória?

Aconteceu a 30 de setembro, em Madrid. O Benfica venceu o Atlético por 2-1, em jogo da Liga dos Campeões, conseguindo a primeira vitória em Espanha na história da prova.

13. Quando é que Taraabt mais deus nas vistas?

Foi em setembro, numa altura em que foi notícia por duas vezes seguidas em poucos dias. Primeiro foi visto numa discoteca às 3 horas da manhã e depois chegou atrasado a um treino, tendo pelo meio cometido várias infrações de trânsito. Por isso foi multado.

14. A época correu sempre bem ao Benfica?

Não, longe disso. O início foi difícil e a 25 de outubro, depois de ser derrotado em casa pelo Sporting (0-3), cerca de três dezenas de adeptos tentaram invadir as garagens da Luz.

15. Qual é a frase típica de Rui Vitória?

«Se fosse fácil não era para nós», claro.

16. Clésio foi a grande surpresa para o jogo com o Tondela, mas foi a única?

Não foi, não senhor. Rui Vitória convocou também o avançado Francisco Vera, que pouco tinha jogado no Benfica B. A diferença é que Clésio foi titular e Francisco Vera não chegou a sair do banco, a semelhança é que os dois não voltaram a ser chamados.

17. Sabia que o Benfica fez a viagem mais longa da história da UEFA?

Foram 6.158 quilómetros que a comitiva encarnada cumpriu a 24 de novembro entre Lisboa e Astana, a capital do Cazaquistão, para mais um jogo da Liga dos Campeões.

18. Quando é que a direção saiu em defesa de Rui Vitória?

Aconteceu em Astana, no final de novembro, pela voz de Rui Costa. «A continuidade de Rui Vitória nem se discute. Em Rui Vitória nem se toca», disse o diretor encarnado.

19. Qual foi o momento da viragem?

Foi também em Astana, curiosamente. No primeiro jogo a titular de Renato Sanches. Depois disso o Benfica fez 35 jogos, venceu 29, empatou três e perdeu três. Brilhante.

20. Houve algum momento em que Rui Vitória se assustou verdadeiramente?

Houve, sim. No regresso do Cazaquistão, o avião apanhou uma zona de anormal turbulência e o treinador, como outros membros da comitiva encarnado, assustaram-se.

21. Quem é mais bonito: Rui Vitória ou Paulo Fonseca?

Para a mulher de Paulo Fonseca, é o marido. A garantia foi dada antes do Benfica jogar com o Sp. Braga, quando alguém comparou os dois treinadores. «A minha mulher diz que sou mais bonito do que o Rui Vitória», garantiu então Paulo Fonseca.

22. Sabia que o Benfica foi tema de conversa num programa de comédia?

A Porta dos Fundos, do Brasil, falou de um bebé sub-6 meses que ia assinar pelo Benfica.

23. Há quanto tempo o Sporting não liderava com quatro pontos de avanço?

Depois da vitória sobre o FC Porto, no clássico de Alvalade, o Sporting ficou a liderar com quatro pontos de avanço. A última vez que o fizera foi em 2001/02, num ano em que acabou por se sagrar campeão. Esta época não repetiu o feito, porém.

24. Quando é Lindelof se estreou a marcar?

Em Paços de Ferreira, num triunfo muito importante por 3-1.

25. Sabe onde está agora Clésio, o lateral direito do jogo com o Tondela?

Na Grécia, a representar o Panetolikos, onde foi transformado em número 10...

26. Sabe o que disse Bryan Ruiz depois de perder o dérbi com o Benfica?

O costa-riquenho do Sporting falhou o golo do empate a dois metros da baliza, naquela que foi a jogada que acabaria por decidir o campeonato. Por isso vestiu-se de negro. «Disse à minha mulher que sábado e domingo estou de luto», anunciou.

27. E o Benfica? Quando é que esteve de luto?

Ainda bem que perguntam isso. Sim, é verdade, o Benfica também esteve de luto. Foi no dia 13 de março, quando faleceu Ernesto Matos Soares, o sócio número 1 do clube.

28. Quando é que o Benfica subiu às nuvens?

Foi a 28 de março, quando o Boeing 777 da Fly Emirates começou a cruzar os céus personalizado com as imagens de Júlio César, Jonas, Gaitán, Luisão, Salvio e Samaris.

29. Sabe quantas equipas Victor Andrade representou esta época?

Quatro. O brasileiro foi campeão nacional, por ter vestido a camisola principal do Benfica, mas também representou o Benfica B, o V. Guimarães e o V. Guimarães B.

30. Qual foi o golo mais rápido da temporada?

Walter González, avançado do Arouca, marcou o golo mais rápido, no Dragão, frente ao FC Porto, precisando apenas de nove segundos para o fazer. André Claro ficou em segundo, ao marcar pelo V. Setúbal na Luz logo aos 14 segundos.

31. Sabe há quantos anos Benfica e Sporting não disputavam o título na última jornada?

Há 41 anos. Esta foi a 26ª vez que o campeonato foi decidido na última jornada, a sexta no séc. XXI, mas desde 1974 que não eram Benfica e Sporting a discutir o título no fim.

32. Qual foi o jogador mais utilizado na corrida ao título?

Jonas: esteve nas 34 jornadas, num total de 2849 minutos. Em segundo lugar ficou Jardel, com 30 jogos (2689 minutos) e a fechar o pódio Eliseu: 31 jogos e 2666 minutos.

33. Sabe há quantos anos um jogador não marcava tantos golos na Liga?

Há exatamente catorze anos: Jonas acabou o campeonato com 32 golos, o que só foi ultrapassado por Jardel, que em 2001/02 fez 42 golos.

34. Qual é o jogador do Benfica com mais títulos de campeão?

Fejsa, claro. Foi campeão nos últimos oito anos, somando nove títulos: três na Sérvia, três na Grécia e três em Portugal. Desde que tinha 18 anos que não sabe o que é não ser campeão.

35. O que fica para a história no título do Benfica?

Os pontos do Benfica: nunca nenhuma equipa fizeram 88 pontos. É recorde absoluto.