Não se pense que quando se é adulto não se pode chumbar por faltas. O Curso de Treinadores UEFA Advanced (III Nível) é exemplo de isso, mesmo quando os alunos são Paulo Bento, Hélio Sousa, Rui Barros, Lázaro, Tulipa, Valido, Filipe (ambos antigos campeões de Riade) e mais outros 26 treinadores.
«Existe um limite de faltas que não pode ultrapassar as 30 horas. Para além disso todas as faltas têm de ser justificadas. Quando as 30 horas são ultrapassadas os alunos reprovam, porque este curso é presencial e não um curso por correspondência», Tiago Braz, coordenador do curso.
Paulo Bento deu folga aos jogadores do Sporting e por isso irá poder cumprir na totalidade o primeiro dia de aulas. Mas, já está avisado: não há benesses. Logo a prioridade do técnico terá de ser evitar ter jogos à segunda-feira, porque a restante planificação está ao seu cuidado. Como tal, segunda-feira até se poderá tornar, até ao final da época, dia de descanso para os leões. «Para já esta primeira fase é o mais importante. Haverá algumas segundas-feiras em que não poderei estar presente, mas penso que com esforço, alguma tolerância e bom-senso se poderá fazer as coisas com toda a normalidade», diz o treinador do Sporting. Certo é que as regras são iguais para os 33 jogadores do curso.
Depois de concluído este III Nível, Paulo Bento irá ainda necessitar de tirar o IV para poder regularizar a sua condição como treinador principal: «Depois de ter os níveis todos para poder treinar continuarei a aprender com os jogadores que irei liderar, como aprendo com que lidero, e continuarei lendo e aprendendo.»
O técnico leonino foi ainda interrogado sobre a possibilidade de José Peseiro ser um dos prelectores dos cursos que irá realizar e mostrou-me totalmente indiferente perante a possibilidade de ouvir indicações do ex-técnico do Sporting: «Logicamente que não tenho qualquer tipo de problema com quem quer que seja no futebol. Não tenho guerras com ninguém. Os prelectores estão escolhidos para as diversas disciplinas que temos e está a cargo da Federação Portuguesa de Futebol. A nós cabe-nos aceitar e dissipar todas as dúvidas que podemos ter.»