Elisabete Jacinto foi obrigada a desistir do Rali Dakar 2009, depois de o seu camião se ter incendiado, informa a Agência Lusa. As chamas atingiram a viatura da portuguesa após uma colisão com o buggy de Yvan Muller, que também teve de abandonar a 30ª edição da prova. Os pilotos cumpriam a 5ª etapa da competição, entre Neuquen e San Rafael, na Argentina.
Jacinto justificou o sucedido, em declarações ao site da sua assessoria de imprensa: «O piso é novo, cavam-se sulcos muito fundos e os carros ficam pendurados. Ia no pó e, a certa altura, senti que tinha batido. O buggy, que seguia à minha frente, ficou atascado e não conseguiu ligar o alarme antes de eu lhe bater.»
A piloto diz que ainda tentou «engrenar a marcha-atrás, mas o camião ficou preso ao buggy, que já estava a arder». Os danos causados pelo incêndio impedem os pilotos continuem em prova, mas nenhum deles sofreu ferimentos.
Esta foi a 10ª participação de Elisabete Jacinto no Dakar, que este ano se realiza na Argentina e no Chile. A última edição da prova de todo-o-terreno foi cancelada devido a problemas com a segurança.