Paulo Gonçalves vai ser «eternizado» pela Câmara Municipal de Esposende, onde nasceu e viveu, revelou esta segunda-feira à Lusa o presidente daquela autarquia, Benjamim Pereira.

«Levava com muito orgulho o símbolo da terra. Se soubermos bem o quanto valem os espaços na camisola de um desportista da categoria do Paulo, percebemos bem o que estava a fazer. Pode ser uma rua, uma avenida, um pavilhão ou uma estátua. Não queria particularizar agora, mas garanto que o nome dele será eternizado», começou por dizer.

Benjamim Pereira informou ainda que vai decretar um dia de luto municipal, dia esse que deverá coincidir com o funeral. As datas fúnebres ainda não estão marcadas, até porque o corpo de Paulo Gonçalves ainda não está em Portugal, mas garante o autarca que se vai preparar uma despedida «digna».

«Não negava um autógrafo, muito menos que as pessoas se aproximassem da sua mota para verem e experimentarem. Era um ídolo para a juventude, uma pessoa muito especial para o município e uma figura mundial. Perdemos um cidadão de eleição. (...) O Paulo era um rapaz de origens humildes, mas conseguiu chegar ao topo na carreira que escolheu, mostrando aos jovens que podem sonhar com um mundo melhor», disse ainda.

Recorde-se que Paulo Gonçalves faleceu este domingo vítima de uma paragem cardiorrespiratória, depois de uma queda na sétima etapa do Rali Dakar.